quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Risoto de Camarão

Lembro como se fosse hoje o dia que fiz o primeiro Risoto de Camarão em casa.
A Ju Godoy (amiga da faculdade) estava aqui em casa e decidimos fuçar na geladeira para aí decidir o que fazer. Para nossa grande surpresa, achamos camarões congelados no freezer. Pensamos juntas no Risoto. Naquela semana, por coincidência tínhamos estudado sobre Risotos dos mais variados sabores, no módulo de cozinha italiana. O original é feito com arroz arbóreo, que é um arroz especial para Risoto, porém, abrasileirando o prato, ou na falta dele, podemos utilizar o arroz branco. Só não recomendo o parboelizado, por que ele precisa ficar meio "papa" e o parboelizado nunca fica "papa".
Há algumas semanas, em uma viagem, fiquei sabendo que esse é o prato preferido de um amigo. Então, essa receita é para todos os gourmands, mas principalmente, para fazer ele passar vontade!
Preciso concordar que é uma excelente escolha de prato preferido.
É realmente uma delícia, sofisticado e super fácil de fazer. Foi minha janta de hoje!

Vamos precisar de:

1 xícara de arroz arbóreo (ou tipo agulhinha)
1 cebola picada
1 cubo de caldo de galinha
2 tomates picados ( sem pele)
500g de camarões pequenos limpos
1/2 talo de alho poró fatiado fino (parte branca)
Salsinha picada à gosto
Azeite à gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
50g de parmesão ralado (recomendo o Scala)

Comece com o arroz. Coloque 1/2 litro de água para ferver com o caldo de galinha. Doure 1/2 cebola picada e junte o arroz. Refogue. Vá juntando a água com o caldo de galinha aos poucos, sempre em fogo baixo. Não coloque mais sal, pois o caldo já tem sal.
Enquanto cozinha o arroz, prepare o refogado de camarão. Se o camarão estiver congelado, dê uma fervura de no máximo 3 minutos, ou até que tenha descongelado levemente. Quanto mais se cozinha o camarão, mas duro e borrachento ele fica.
Numa panela com fundo grande e rasa, coloque azeite e 1/2 cebola picada. Espere até que ela fique transparente. Misture o tomate, o alho poró, a salsinha, sal à gosto e refogue. Misture o camarão. Vai soltar um pouco de água, então deixe ferver até que a água evapore.
Durante esse processo, você já vai ter adicionado mais água ao arroz que está cozinhando. Observe que a extremidade de cada grão de arroz vai ficando mais transparente. O segredo é esse! Quando perceber que o grão todo está mais transparente, coloque um pouco mais de água e vá mexendo o arroz até que comece a "grudar" no fundo da panela. Prove o arroz para ver se está bom de sal (não se esqueça que ainda colocará manteiga e parmesão, e ambos são salgados). O arroz precisa estar úmido e bem "papa". Misture o refogado de camarão. Coloque imediatamente a manteiga e o parmesão. Mexa bem até que derretam, acrescente a cebolinha só na superfície e sirva em seguida.
O arroz deve ficar "al dente".


Obs: Essa receita, como todas as outras, são testadas e aprovadas por mim. Não passe vontade, teste e aprove você também!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Apfel Strudel


Tenho uma história de amor com maçã e canela, de verdade! Acredito que é uma das misturas que mais gosto. É um sabor mágico, que me faz viajar pra bem longe e desfrutar muito do momento.
Ainda criança, em uma das viagens pelo interior de Santa Catarina com minha família pude conhecer a cidade da maçã: Fraiburgo. Fiquei encantada com as plantações de maçãs. Meus pais sempre fizeram questão de despertar esse tipo de interesse em nós. Acho que foi lá que essa história de amor começou.
Agora chega de história de amor e vamos ao que interessa realmente: a receita!
Vou passar a receita mais fácil e gostosa de strudel de maça que já testei.

1 caixa de massa folhada Arosa ou similar
4 maçãs verdes picadas em quadrados pequenos
1 limão
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1/4 xícara de açúcar
Uva passa à gosto
Nozes picadas à gosto

1 gema peneirada com 1 colher (sopa) de leite para pincelar

Coloque as uvas passas em um copo com água para hidratarem. Enquanto isso, em uma panela pequena coloque a maçã picada, o suco do limão, o açúcar e a canela. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até que a maçã esteja cozida. Drene as uvas passas e acrescente-as junto com as nozes à maçã já cozida. Misture bem e deixe descansar por 30 minutos.
Drene para que não fiquem líquidos na massa e acabe por deixando-a encruada. Desenrole a massa e espalhe o recheio por toda a massa. Enrole-a como rocambole. Pincele a gema na parte superior da massa e leve ao fogo, seguindo as instruções da embalagem (que muda conforme o fabricante da massa).
Sirva quente com sorvete de creme.

É simplesmente divino!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sorvete de Brigadeiro



Peço logo de cara perdão àqueles que estão de regime, porque esse sorvete é realmente uma tentação. Mas como estamos chegando ao final de semana e final de semana não é tempo de pensar em regime, me lembrei dessa deliciosa receita que consegui há alguns anos com o Edu Guedes. Eu, particularmente não gosto de sorvete de chocolate de nenhum jeito, mas esse, meus caros, é espetacular!

Você vai precisar de:

500g de chocolate ao leite
3 gemas
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou achocolatado)
1 caixinha de creme de leite
2 xícaras de chocolate granulado ou chocolate em barra picado
3 claras em neve

Pique o chocolate e derreta em banho maria, ou se preferir, no microondas de 1 em 1 minuto na potência média, mexendo sempre a cada intervalo, até estar derretido. Observe que o chocolate não pode esquentar muito senão queima. Acrescente as gemas ao chocolate já derretido e misture bem. Vai perceber que vai ficar difícil de mexer, mas não desista, continue até que fique homogêneo. Acrescente o creme de leite e misture bem. Reserve.
Prepare um brigadeiro com o leite condensado e o chocolate em pó e depois de pronto misture ao creme reservado.
Acrescente as claras em neve e o chocolate granulado e misture delicadamente.
Leve ao congelador por pelo menos 6 horas.

Desfrute!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Copinho de Chocolate com Mousse de Maracujá


Docinho super simples de ser feito, mas é uma perdição. É quase um Bis da Lacta, sabe? Aquele que é impossível comer um só? Pois é, é exatamente assim!
Não vamos falar muito sobre o assunto, mas além de delicioso é afrodisíaco... ;)
Então, para aqueles que podem, é degustar e aproveitar!

50 copinhos de chocolate (você pode comprar uma forminha e você própria fazer, ou pode comprar pronta em lojas de chocolate tipo Cacau Show)
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 maracujá com semente ou 1/2 medida da lata de suco de maracujá concentrado

Bata no liquidificador o creme de leite, o leite condensado e o maracujá (ou suco concentrado). com um saco de confeitar encha cada um dos copinhos de chocolate.
Sirva em bandejas. Fica gostoso, lindo e fino!

Outras opções de recheio:

Mousse de limão
Marshmallow
Ganache
Creme de menta


O Atelier Doce faz História na Família Cerqueira


A terceira irmã, Stela se casou no útimo domingo e tivemos o prazer de mais uma vez participar de um momento tão especial na vida dessa família fornecendo os doces, bem-casados e bolo fake.
Carla, você estava linda com sua barriguinha! Espero poder conhecer o herdeiro e continuar a fazer parte de momentos especiais com vocês.
Obrigada pela confiança de sempre!

Grande abraço para as três meninas elegantes: Carla, Paula e a noivinha Stela

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Filé de Frango ao Forno


Fui espiar a geladeira para ver o que poderia inventar. Como o dia está feio e frio, estou com um pouco de preguiça, então resolvi fazer uma receita bem simples e rápida.
Utilizei ingredientes que geralmente tem em qualquer casa, que são básicos, e o resultado final vai ser uma refeição leve, nutritiva, balanceada, e super saborosa!

1 kg de filé de frango
2 colheres de sopa de Fondor (tempero pronto para frango em pó)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de Shoyu
1 pimentão verde picado em fatias finas
1 cebola média cortada em rodelas
2 tomates cortados em rodelas
1 colher (sobremesa) de orégano

Misture em um recipiente o Fondor, o azeite de oliva, o shoyu, e 1/2 xícara de água. Reserve.
Unte uma assadeira (que caiba todos os filés) com azeite. Acomode os filés na assadeira e coloque em cima de cada um deles uma camada de pimentão, uma de cebola e uma de tomate. Regue cuidadosamente com molho já pronto e cubra a assadeira com papel alumínio. Leve ao forno alto por 15 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno até que doure e o líquido restante evapore.
Sirva em seguida com arroz ou batata sauté.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Banana Caramelizada com Sorvete de Creme

Esse doce me faz lembrar minha avó Diva. Sempre que tinha bananas bem maduras na fruteira- que se não usasse naquele dia acabaria indo para o lixo - ela fazia esse doce delicioso para nós. A sorte é que eu aprendi a fazer, porque ela já se foi dessa vida, mas toda vez que como esse doce, o aroma da banana cozinhando e o sabor ao degustar me remetem ao passado, me fazem lembrar da infância e dela que sempre esteve presente.
Onde quer que ela esteja, sei o amor que demonstrava ao fazer essa receita, e agora, demonstro meu amor por ela ao postar no meu blog.

Para a calda:

1/2 kg de açúcar
1/2 l de água
4 bananas cortadas longitudinalmente (como na foto)

Coloque o açúcar e a água em uma frigideira grande (ou uma panela baixinha) e leve ao fogo médio até virar uma calda com cor de caramelo (cuidado para não queimar o caramelo e não se queimar também!)
Acrescente as bananas uma ao lado da outra, bem arrumadinhas para que fiquem inteiras no final do cozimento.
Sirva quente com sorvete de creme.

Se desejar, pode acrescentar um pouco de canela em pó em cima das bananas já prontas, fica uma delícia!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Batata ao Murro

Batata ao murro? É estranho, mas é isso mesmo que você está pensando! Você vai precisar dar um murro em cada batata. Não é ótimo para depois de um dia estressante de trabalho, ir para a cozinha e esmurrar batatas? Cozinhar é mesmo uma terapia, e essa receita em especial é perfeita para descontar a raiva! Mas não se esqueça de que cozinhar com amor é necessário para que o resultado final seja satisfatório.

Você vai precisar de:

Batatas pequenas com casca
Sal refinado
Sal grosso
Alecrim

Com um garfo, faça furos em toda a batata. Cozinhe-as (com a casca) na água com sal refinado. Não ponha muito sal porque iremos utilizar o sal grosso mais tarde.
Assim que estiverem cozidas (e você vai saber se estão espetando um garfo até o centro e percebendo que esta mole por dentro), retire-as da água e dê um "murrinho" em cada para que fiquem levemente achatadas. Passe sal grosso e salpique um pouco de alecrim em cima de cada uma delas. Leve ao forno alto, pré aquecido por 10 minutos. Retire do forno quando estiverem coradas.

Dica: Pode ser acompanhada com uma salada, e como proteína pode-se utilizar escalope de filet mignon, carne assada, bife grelhado de peito de frango ou qualquer outra carne de preferência.

Você pode servir apenas a batata como prato principal, e colocar à mesa para acompanhar os seguintes ingredientes em divididos em vários recipientes:

Bacon em cubinhos frito
Requeijão
Salame picado
Mussarela ralada
Azeitona picada
Parmesão ralado
Provolone ralado
Milho verde

Enfim, use a criatividade e surpreenda-se!

Nota:
A casca da batata é super nutritiva e vale a pena experimentar, principalmente nessa receita, por estar aromatizada pelo alecrim e crocante por ter ido ao forno.

Bom apetite!

Suco de Abacaxi com Água de Coco




Pense na seguinte situação: você acordou, tomou um delicioso banho, ficou cheiroso, pronto para um dia de trabalho. Colocou uma roupa leve, porque olhou pela janela por volta das 7hs da manhã e já via um lindo dia de sol. Pois bem, durante o trajeto até seu local de trabalho - independente do meio de transporte utilizado para chegar até lá - você sente que o dia vai ser quente, portanto, cansativo. Os homens, já dobram as mangas da camisa, as mulher por sua vez, começam a tirar o casaquinho leve que haviam colocado caso não esquentasse tanto, ou esfriasse. Ótimo, até aí, tudo tranqüilo. Chegando no local de trabalho, começam a surgir os problemas tradicionais, você começa a pensar muito dar aquela suadinha básica de nervoso, mas quando olha pela janela - vê aquele sol insuportavelmente quente e pensa: "o que vou almoçar?", porque a essas horas, seu estômago já começa a dar sinal de vida, mostrando que, por mais que o calor esteja quase que insuportável, será necessário alimentar-se. Imediatamente você pensa numa rica salada com uma carne grelhada, e sem dúvida, essa é a melhor opção para um dia como esse. A hora do almoço chega e é isso mesmo que você faz. Nota 10 pra você! Mas você volta do almoço mole de tanto calor que passou. Nessas horas, até o perfume usado pela manhã após o banho, já evaporou. Também pudera, calor de 39º frita até os neurônios, imagina se não vai fazer seu perfume - mesmo que seja francês - evaporar...
Chega no meio da tarde, e o almoço já foi digerido. O estômago começa a dar novos sinais de fome. E agora sim entra a grande dica do dia: suco de abacaxi com água de coco.
Suco delicioso, extremamente refrescante, diurético, com baixo teor calórico, e o melhor: sacia a fome por causa da fibra contida no abacaxi. Além de tudo ajuda no processo de emagrecimento, principalmente se não for utilizado açúcar. Você pode pedir esse suco em qualquer casa de sucos que eles fazem.
Aqueles 15 minutinhos de pausa à tarde vão parecer muito mais, pode ter certeza! Isso porque esse suco refresca e traz de volta o ânimo. Prove e comprove!

Se preferir fazer só quando chegar em casa, aí vai a receita:

5 rodelas de abacaxi (descascado e sem o miolo)
Água contida em 1 coco verde
Adoçante se achar necessário
Cubos de gelo

Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Tonkatsu - Bife à milanesa de lombo de porco


Tem alguém que não gosta de bife à milanesa? Se tem, eu não conheço. Na minha família, todos somos loucos pelo bife nessa versão especial! Principalmente os da minha avó paterna que é uruguaia que é uma cozinheira de mão cheia.
Pois bem, hoje, procurando inspiração, comecei a folhear minhas apostilas da faculdade, e, para minha agradável surpresa, na apostila de cozinha asiática reencontrei essa receita, que me surpreendeu na época, pelo sabor e leveza, mesmo sendo a carne de porco o principal ingrediente. É uma nova versão para o tradicional bife à milanesa de filet mignon. Não tem nenhum segredo, e é uma delícia!
O lombo é uma carne saborosa e, ao contrário do que muitos pensam, a carne porco (dependendo do corte) é uma carne muito saudável.
Pode ser acompanhada de uma salada de folhas verdes, cenoura e tomate e arroz.
Que tal inovar na sua cozinha? Hoje é o dia! Vamos lá?

1 lombo de porco fatiado em bifes (1,5cm de espessura)
Farinha de rosca panko
Farinha de trigo
1 ovo (batido com um garfo e uma pitada de sal)
Óleo para fritar
Sal à gosto
Pimenta branca moída à gosto

Peça ao açougueiro que fatie o lombo. Bata com o martelo de carne até que fique fininho e aumente de tamanho. tempere com sal e pimenta branca moída (pouca porque é bem forte).
Para empanar siga o seguinte método (um a um):

1- Passe na farinha de trigo
2- Passe no ovo batido
3- Passe na farinha de rosca

Feito isso, leve uma frigideira ao fogo com óleo suficiente para emergir o bife (como é bem fininho, não é necessário muito óleo). Deixe esquentar bem e frite os bifes até que fiquem coradinhos.
Sugestão: prove um enquanto estiver fritando os outros :)
Sirva-os ainda quentinhos. Pode usar molho shoyo ou limão espremido por cima dos bifes, fica uma delícia!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Panqueca Recheada

Essa é uma receita pra quem não quer sair da dieta mas está louco pra comer uma massa!
Comemos no domingo mas com recheio beeeem gordo. Vou passar a receita da versão light. Mas não vale comer mais que duas, senão a dieta vai parar sei lá onde...


Massa:
1 xícara e meia de água gelada
1 xícara de farinha de trigo
1 cubo de caldo de galinha
1 colher (sopa) de azeite

Bata os ingredientes no liquidificador e reserve. Frite-as numa frigideira com teflon, de preferência.

Recheio:

1 cebola picada
500g de ricota
1 maço de espinafre (já cozido e espremido para tirar bem a água)
noz moscada ralada à gosto
1 cenoura pequena ralada
azeite à gosto

Refogue o espinafre com o azeite e a cebola. Misture o refogado em outro recipiente com os outros ingredientes.
Faça as panquecas em frigideira com teflon, já quente.


Molho

1/2kg de tomates pelados e picados sem semente
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
azeite para refogar
sal à gosto

Lave os tomates e faça um "X" nas duas extremidades. Leve-os à água fervente por 1 minuto. Retire e despele os tomates. Retire as sementes e pique-os e em cubos pequenos. Refogue com os outros ingredientes e reserve.

Montagem

Faça as panquecas em frigideira com teflon, já quente.
Recheie as panquecas. Coloque-as em um recipiente que possa ir ao forno, uma ao lado da outra. Cubra com o molho. Polvilhe um pouco de queijo ralado e leve ao forno para aquecer.
Sirva e desfrute!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Super Pizza Pan

Para os amantes de pizza, uma nova opção de pan pizza! Bem semelhante a Pizza Hut, porém com muito mais opções de recheio. O restaurante é uma gracinha e o melhor: não tem fila!
Vale a pena conferir. Eles são uma franquia, por isso, pode encontrar em vários endereços.
Eu conheci a unidade de Moema que fica na Rua Inhambu, 1318.
Para ver os outros endereços acesse o site deles www.superpizzapan.com.br

Não deixem de conhecer!!!

sábado, 11 de setembro de 2010

Forneria San Paolo

O lugar é super charmoso, super bem frequentado e o mais importante: a comida é super gostosa!
O cardápio é muito bom, com opções de entradas, saladas, massas, carnes e o carro chefe da casa que são os paninis (sanduíche feito de massa de pizza, assados, ou no pão de miga e na ciabatta).
Provei o ravioli recheado de mussarela, molho de tomate concassé e manjericão e estava excelente!

Não deixem de visitar.

Rua Amauri, 319 - Jd. Paulistano
Domingo à Quarta: 11:30 às 02:00h
Quinta: 11:30 às 03:00h
Sexta e Sábado: 11:30 às 04:00h
www.restauranteforneria.com.br/san-paolo-forneria.php

Ensina-me a Viver

Hoje a dica é cultural. A peça é classificada como drama, mas de drama, sinceramente, não vi nada. É extremamente inteligente e divertida!
Glória Menezes é a protagonista e fez seu papel como ninguém poderia fazer, foi realmente fantástica!
É uma história de descobertas que nos ajudam a refletir que o amor ainda é o melhor remédio.

Mais detalhes, só assistindo.

Teatro Tuca
Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes
Sextas e Sábados às 19:30
Temporada até 26/09/2010
Valor do ingresso: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia (estudante)

Vale à pena!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pudim de Leite Condensado

Atendendo a pedidos de um amigo querido - e quando eu digo pedidos (no plural) é porque são muuuuuitos pedidos mesmo...tantos que já até sei a primeira frase que ele vai falar, quando me vê ou fala ao telefone comigo, que é "cadê meu pudim?" - resolvi fazer esse pudim hoje.
Sei que a maioria das pessoas sabe fazer, mas, como é uma receita que não pode faltar em nenhum caderno de receitas, resolvi postar também.

3 ovos
1 lata de leite condensado
a mesma medida da lata de leite integral
1 colher (chá) de essência de baunílha

Para a calda:

1/2 xícara de açúcar

Coloque o açúcar em uma forma para pudim. Derreta-o até que forme um caramelo. Muito cuidado para não se queimar e não deixar que o caramelo passe do ponto. Para isso, utilize luva ou um pano de prato seco para segurar a forma enquanto carameliza o açúcar.
Bata os outros ingredientes no liquidificador e coloque na forma já caramelizada. Leve ao forno ou boca do fogão em banho maria tampando a forma com papel alumínio, por em média 30 minutos.

Deixe esfriar para desenformar.

Bom apetite!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mesa de Doces


Essa foi a mesa de doces do aniversário de 70 anos da Dona Diva no Clube Transatlântico, que aconteceu no último sábado, 28/08/10. Ficou linda e muito apetitosa!
A mesa tinha 1000 doces e muitos arranjos de flores da Néctar Decorações.
Obrigada pela preferência e confiança, Adriana!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bolo de Laranja




Não sei vocês, mas eu acho o bolo de laranja extremamente saboroso e com um toque refrescante. Estou postando receitas mais leves em função dessa semana super quente e seca que estamos passando.
A laranja é antioxidante e tem vitamina C. Sua safra está terminando agora em setembro, por isso corra e prove esse bolo que é realmente imperdível e fácil de fazer!

Massa:
1 laranja
raspas da casca de 1 laranja
1 caixinha de creme de leite
3 gemas
3 claras batidas em neve
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda:
Suco de 2 laranjas
4 colheres de açúcar

Retire o miolo e as sementes da laranja. Bata no liquidificador o creme de leite, as gemas e a laranja descascada com o bagaço. Coloque em um tigela e acrescente o açúcar, a farinha de trigo e o fermento em pó. Acrescente as claras em neve e as raspas da casca da laranja. Incorpore delicadamente. Despeje em forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio, pré aquecido, por aproximadamente 40 minutos ou até que, espetando um palito, o mesmo saia limpo.
Faça a calda fervendo o suco das 2 laranjas com o açúcar por em média 3 minutos. Regue o bolo assim que sair do forno. Espere esfriar e sirva.

Ótimo para o café da manhã ou lanche da tarde.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Macarrão Primavera


Eu sei que ainda não chegamos na Primavera, mas com esse calor é difícil comer preparações quentes. Pensando nisso decidi preparar essa receita para o jantar de hoje.
Como podem perceber, gosto de fazer e postar receitas fáceis e gostosas.
O dia a dia já é tão corrido e complicado, então é preciso preparar e degustar as refeições com prazer, sem stress.
Simplifique e desfrute desses momentos com a família e amigos e seja muito feliz!!!

1 pacote de 500g de macarrão parafuso (ou o de sua preferência)
2 latas de atum sólido
1 lata de milho
1 lata de ervilha
2 tomates picados em cubos
1 cenoura ralada
1/2 pimentão verde picado
3 colheres de azeitonas picadas
Salsinha picada à gosto
Maionese à gosto
Noz moscada à gosto

Cozinhe o macarrão em água com sal até que fique "al dente", ou seja, no ponto, firme.
Assim que estiver cozido, lave o macarrão com água fria e deixe escorrer bem.
Leve o macarrão a um recipiente grande e acrescente todos os outros ingredientes. Misture bem e sirva frio.

Dica: acrescente batata palha na hora de degustar e verá o toque crocante que ela traz ao prato.


Bom apetite!