quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Banana Caramelizada com Sorvete de Creme

Esse doce me faz lembrar minha avó Diva. Sempre que tinha bananas bem maduras na fruteira- que se não usasse naquele dia acabaria indo para o lixo - ela fazia esse doce delicioso para nós. A sorte é que eu aprendi a fazer, porque ela já se foi dessa vida, mas toda vez que como esse doce, o aroma da banana cozinhando e o sabor ao degustar me remetem ao passado, me fazem lembrar da infância e dela que sempre esteve presente.
Onde quer que ela esteja, sei o amor que demonstrava ao fazer essa receita, e agora, demonstro meu amor por ela ao postar no meu blog.

Para a calda:

1/2 kg de açúcar
1/2 l de água
4 bananas cortadas longitudinalmente (como na foto)

Coloque o açúcar e a água em uma frigideira grande (ou uma panela baixinha) e leve ao fogo médio até virar uma calda com cor de caramelo (cuidado para não queimar o caramelo e não se queimar também!)
Acrescente as bananas uma ao lado da outra, bem arrumadinhas para que fiquem inteiras no final do cozimento.
Sirva quente com sorvete de creme.

Se desejar, pode acrescentar um pouco de canela em pó em cima das bananas já prontas, fica uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário