quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Risoto de Camarão

Lembro como se fosse hoje o dia que fiz o primeiro Risoto de Camarão em casa.
A Ju Godoy (amiga da faculdade) estava aqui em casa e decidimos fuçar na geladeira para aí decidir o que fazer. Para nossa grande surpresa, achamos camarões congelados no freezer. Pensamos juntas no Risoto. Naquela semana, por coincidência tínhamos estudado sobre Risotos dos mais variados sabores, no módulo de cozinha italiana. O original é feito com arroz arbóreo, que é um arroz especial para Risoto, porém, abrasileirando o prato, ou na falta dele, podemos utilizar o arroz branco. Só não recomendo o parboelizado, por que ele precisa ficar meio "papa" e o parboelizado nunca fica "papa".
Há algumas semanas, em uma viagem, fiquei sabendo que esse é o prato preferido de um amigo. Então, essa receita é para todos os gourmands, mas principalmente, para fazer ele passar vontade!
Preciso concordar que é uma excelente escolha de prato preferido.
É realmente uma delícia, sofisticado e super fácil de fazer. Foi minha janta de hoje!

Vamos precisar de:

1 xícara de arroz arbóreo (ou tipo agulhinha)
1 cebola picada
1 cubo de caldo de galinha
2 tomates picados ( sem pele)
500g de camarões pequenos limpos
1/2 talo de alho poró fatiado fino (parte branca)
Salsinha picada à gosto
Azeite à gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
50g de parmesão ralado (recomendo o Scala)

Comece com o arroz. Coloque 1/2 litro de água para ferver com o caldo de galinha. Doure 1/2 cebola picada e junte o arroz. Refogue. Vá juntando a água com o caldo de galinha aos poucos, sempre em fogo baixo. Não coloque mais sal, pois o caldo já tem sal.
Enquanto cozinha o arroz, prepare o refogado de camarão. Se o camarão estiver congelado, dê uma fervura de no máximo 3 minutos, ou até que tenha descongelado levemente. Quanto mais se cozinha o camarão, mas duro e borrachento ele fica.
Numa panela com fundo grande e rasa, coloque azeite e 1/2 cebola picada. Espere até que ela fique transparente. Misture o tomate, o alho poró, a salsinha, sal à gosto e refogue. Misture o camarão. Vai soltar um pouco de água, então deixe ferver até que a água evapore.
Durante esse processo, você já vai ter adicionado mais água ao arroz que está cozinhando. Observe que a extremidade de cada grão de arroz vai ficando mais transparente. O segredo é esse! Quando perceber que o grão todo está mais transparente, coloque um pouco mais de água e vá mexendo o arroz até que comece a "grudar" no fundo da panela. Prove o arroz para ver se está bom de sal (não se esqueça que ainda colocará manteiga e parmesão, e ambos são salgados). O arroz precisa estar úmido e bem "papa". Misture o refogado de camarão. Coloque imediatamente a manteiga e o parmesão. Mexa bem até que derretam, acrescente a cebolinha só na superfície e sirva em seguida.
O arroz deve ficar "al dente".


Obs: Essa receita, como todas as outras, são testadas e aprovadas por mim. Não passe vontade, teste e aprove você também!

Um comentário:

  1. Oi, Thais! Procurei uma receita de camarão congelado e achei a sua! Resolvi fazer e ficou MARAVILHOSO! Só acrescentei um pouco de molho de tomate no final, pq achei que ele ficou meio pálido. Tb não coloquei o alho poró, pq não tinha em casa!!!!
    Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir