quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Salada de Frutas


Só de olhar um pote cheio de frutas picadas das mais variadas cores, já dá água na boca!
Somos muito sortudos de ter em nosso país uma variedade imensa de frutas com muito sabor. Sim, porque o sabor é de suma importância! Temos frutas de todas as qualidades, tamanhos, preços...enfim, a salada de frutas pode realmente ser uma excelente idéia quando se trata do dia-a-dia ou de uma festa de qualquer natureza. É sempre muito bem aceita!
Além de refrescante, a salada de frutas vai ajudar na digestão de toda a comida ingerida (e o seu excesso, que é normal nessa época do ano) e na hidratação, além das inúmeras vitaminas existentes em cada uma delas. Ou seja, é uma sobremesa completa, que só vem para trazer benefícios e muito, muito sabor e beleza.
Vou dar uma sugestão de frutas para se colocar na salada, porém, ela pode ser feita com as frutas de sua preferência. Gosto de utilizar as frutas da época, porque geralmente são as mais saborosas e frescas. 
Pode ser servida com com sorvete, leite condensado, granola, coberturas de sorvete, marshmallow, chantilly...enfim, é só usar a criatividade e abusar na hora de se servir.


Vamos aos ingredientes:

2 mangas
2 bananas
2 maçãs
1 caixinha de morangos
2 kiwis
1/2 abacaxi
1/3 mamão
1 cacho de uva sem caroço
Suco de 5 laranjas
Açúcar à gosto (geralmente eu não acrescento açúcar, gosto da salada ao natural)

Lavar todas as frutas e picar em pedaços pequenos e, de preferência, uniformes. Não misture com muita força para não esmagar as frutas.
Acrescentar o suco das laranjas e levar para a geladeira por pelo menos 2hs para gelar.
A salada de frutas deve ser preparada no dia que irá ser consumida para que as vitaminas ainda sejam preservadas e esteja fresca.

Bom apetite!

Mousse de Limão


Finalmente o mês de dezembro chegou trazendo o tão esperado calor que, inevitavelmente, nos faz lembrar das festas de final ano.
Por uma questão de costumes europeus, mesmo com o clima tropical e muito quente dessa época, ainda optamos por seguir as tradições e não deixamos faltar às nossas ceias muitas carnes gordas, frutas secas, panettones (com cada vez mais infinidades de sabores), sobremesas cheias de chocolate...enfim, tudo uma delícia, mas nada condizente com o nosso clima. 
Vou dar algumas sugestões, então, de sobremesas tropicais para as festas. Não menos saborosas e  desejadas que as tradicionais, elas fazem muito sucesso por serem refrescantes, leves e digestivas.
Hoje é a vez do Mousse de Limão. Os mousses são emulssões, ou seja, incorpora-se ar durante a preparação, resultando em sobremesas leves e muito apreciadas pela maioria das pessoas.
Super fácil de fazer, só vai demorar alguns minutos. Ninguém precisa ficar horas na cozinha para preparar coisas gostosas...pelo menos é a minha opinião! :) 

Vamos aos ingredientes:

2 latas de leite condensado
4 limões
Raspas da casca dos 4 limões (ralar a casca antes de usar o limão)
2 claras batidas em neve

Raspe as cascas dos limões. Reserve.
Extraia o suco dos limões e misture bem ao leite condensado. Você vai perceber que a mistura desses dois ingredientes resultam em um creme firme. Reserve.
Bata as claras  em neve e misture delicadamente ao creme anterior. Acrescente metade das raspas de limão. Despeje a mousse no refratário onde será servido. Decore com o restante das raspas de limão.
Pode ser servido em recipientes individuais. Fica um charme!
Leve à geladeira para gelar por pelo menos 1 hora. Sirva geladinho!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alfajores


Minha avó paterna é uruguaia e uma cozinheira de mão cheia! Muito da minha vontade de cozinhar veio da época que a via na cozinha preparando umas delícias para a família aos domingos.
Um certo dia, há mais ou menos 12 anos, me trouxe um recorte de jornal em espanhol com uma receita de alfajor. Ela fez a primeira vez e depois, eu repeti por várias vezes, tamanho foi o sucesso.
Como bons descendentes de uruguaios, todos nós gostamos muito de doce de leite. Pois bem, hoje lembrei dessa receita porque fiquei com vontade de comer doce de leite! E ccomo não gosto de comer puro, essa receita caiu como uma luva.
Acabei convidando algumas amigas para um chá da tarde e fiz um pão caseiro, cuja receita já se encontra nos arquivos deste blog desde 2010.
Vamos à receita?

4 colheres (sopa) de margarina
3/4 xícara de açúcar
1 gema
1 ovo inteiro
Casca ralada de meio limão
1 1/4 xícara de amido de milho (maizena)
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento químico em pó
3 colheres (sopa) de coco seco ralado
Doce de leite à gosto

Bater a margarina com o açúcar na batedeira até formar um creme esbranquiçado e homogêneo.
Acrescentar a gema, o ovo inteiro, as raspas de limão e bater mais um pouco. Com o auxílio de uma colher ou um fouet, misture ao creme formado, o amido, a farinha de trigo e o fermento. Mexa bem até formar uma massa no ponto de abrir com o rolo (a massa não deve ficar gruudando nas mãos). Se precisar de mais farinha, vá acrescentando aos poucos para chegar no ponto.
Abra a massa com o rolo numa superfície enfarinhada e, com um cortador redondo, corte vários pedaços e leve ao forno médio numa fôrma com papel manteiga ou sil pat (superfície de silicone). Não deixe dorar na parte superior das bolachinhas.
Recheie uma a uma com doce de leite, casando uma parte com a outra. Passe as laterais no coco ralado e sirva.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pão na Chapa


Vai chegando o final da tarde e a gente já começa a ter aquela fominha...não é diferente comigo.
Corri até a padaria para comprar uns pãezinhos e resolvi fazê-lo na chapa com manteiga. Eu, particularmente, sou louca por pão com manteiga, e, feito na chapa, me atrai ainda mais. Aquele cheirinho do pão somado ao cheirinho da manteiga derretida, é um crime! Mas eu resisti e comi um só, afinal de contas o verão está chegando e quanto menos calorias ingerir daqui para frente, melhor!

1 pão francês ( se for amanhecido é ainda melhor)
Manteiga à gosto

Vamos precisar de uma frigideira quente. Enquanto ela esquenta em fogo baixo, corte o pão ao meio (como na foto) e passe manteiga à gosto (eu costumo ser bem generosa na manteiga quando faço pão na chapa). Aumente o fogo para potência média. Coloque as duas partes com o miolo virado para a frigideira. Em seguida, utilize uma espátula para pessionar o pão contra a frigideira. Vire o pão quando já estiver douradinho e deixe dar uma douradinha da casca. Pronto! Coma tudinho, sem deixar nenhuma migalha no prato.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cuca de Banana


Lembro-me desse bolo na minha infância em Santa Catarina, das padarias, que tinham no mínimo 2 sabores de cuca em suas prateleiras.
Esse é um bolo feito com uma massa básica, tipo pão de ló, com uma farofa doce e alguma fruta. As variações mais comuns são: banana, maçã, goiabada e uva.
Senti saudades, e fiz a de banana hoje.

Farofa:

1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de margarina
1 conher (sopa) de canela em pó

Misturar tudo com as pontas dos dedos até a margarina ter incorporado aos secos e virado uma farofa.
Corte 3 bananas em pedaços pequenos. Reserve.

Massa:

4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite quente
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Na batedeira bata as gemas com 1 xícara de açúcar, até se formar um creme esbranquiçado. Acrescente o leite, e bata na velocidade baixa. Vá acrescentando aos pouco o açúcar restante e a farinha de trigo. Reserve. Bata as claras em neve. Misture tudo com o fermento delicadamente, manualmente.

Unte e enfarinhe uma forma média. Coloque metade da massa, da banana e da farofa. Cubra com o restante da massa, banana e farofa.

Leve ao forno médio pré-aquecido até quee doure na superfície.

Sirva ainda quente com uma bola de sorvete de creme.

Bom apetite!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Morango com Leite Condensado


Estava dirigindo tranquila quando de repente vejo uma kombi vendendo 4 caixas de morango a R$ 10,00. (lembro que há alguns anos trás eu comprava as mesmas 4 caixas por R$ 5,00, mas tudo bem, vamos esquecer dessa parte...). Parei na hora! Desci e escolhi as 4 mais bonitas e voei pra casa.
Cheguei "azul" de fome e preparei essa receita refrescante, nutritiva e saborosa.
Eu sei que todo mundo sabe fazer essa delícia - que serve como sobremesa, café da manhã, lanche da tarde, enfim, é uma coisa que pode ser comida a qualquer hora - mas eu preciso postar porque é uma das minhas receitas preferidas!
Pena que é uma fruta que só dá no inverno, porque eu gosto de morango preparado de qualquer forma!
E aproveitem, porque provavelmente teremos morangos bons até o final do mês. Depois, só em meados de maio do ano que vem, a preços absurdos!

Vamos, então, à nossa simples receita de hoje:

1 caixa de morangos lavado e sem cabinho
Leite condensado à gosto

Pique os morangos já lavados em pedaços não muito pequenos (mais ou menos em 4 partes). Coloque em uma taça. Acrescente o tanto que achar necessário de leite condensado, e coma com gosto!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Trufa Tradicional


Seja como sobremesa, lanchinho da tarde ou docinhos de festa, as trufas sempre são bem vindas!
Mesmo não sendo tão fã de chocolate, sou super fã de trufa, porque é cremosa e super versátil, pois podemos misturar quase qualquer ingrediente que ela fica ainda mais deliciosa!
No Brasil, temos a cultura de comer doces muito doces. Por isso, as nossas trufas são feitas geralmente de uma mistura igual de chocolate meio amargo e chocolate ao leite. Em outros países, geralmente é feita com chocolate meio amargo ou só o amargo mesmo.
Vou dar a receita da trufa básica, mas vocês podem usar a criatividade e usá-la de base para inventar outros sabores.

250g de chocolate ao leite
250g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro ou 1 caixinha de creme de leite

Derreta o chocolate. Misture bem com o creme de leite. Leve à geladeira por cerca de 6hs para endurecer. Retire da geladeira, faça bolinhas e passe no chocolate em pó.

As variações podem ser feitas misturando geléias ou frutas secas.
Também pode ser usada como um delicioso recheio para bolo (que deve ser usado antes de se levar à geladeira, para conseguir espalhar).

Para a trufa durar até 10 dias fora da geladeira, acrescentar 3 colheres (sopa) de conhaque.

Aprecie com moderação.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Arroz Doce Tropical


Nascida em julho, não posso negar que adoro as festas e as comidas desses meses frios. Parece até que o frio chega com cheirinho de milho verde cozido, pinhão, bolo de fubá, canjica, e claro, arroz doce!
Desde que me conheço por gente, minha mãe faz arroz doce quando os dias começam a ficar frios (meados de abril, início de maio).
Esse ano, eu inovei, e como moradora da casa deles, eu mesma estreiei a temporada de inverno com o arroz doce, mas dessa vez, uma receita com um toque cítrico. Ficou excelente!

1 xícara de arroz branco
1 litro e meio de leite semi desnatado
1/2 xícara de açúcar
1/2 lata de leite condensado
3 pedaços de canela em pau
Cravo (opcional)
Casca ralada de 1 limão


Em uma panela média, coloque o arroz a canela em pau e 1 litro de leite. Leve ao fogo alto até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e continue cozinhando, mexendo sempre até que os grãos estejam cozidos. Acrescente o restante do leite, o açúcar e o leite condensado. Continue cozinhando e mexendo por cerca de 15 minutos ou até perceber que o caldo já esta mais encorpado. Desligue o fogo e acrescente as raspas da casca do limão. Mexa bem e sirva quente com canela em pó.
Tem pessoas que preferem ele frio. O importante mesmo é se deliciar, seja com o arroz doce quente ou frio!

Bom apetite!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Torta de Escarola


Receita de família, essa é uma torta deliciosa e super fácil de fazer. Minha avó fazia para nós sempre, e acho que era uma forma fácil de nos fazer comer verduras! Espertinha ela...e dava super certo, sempre! Ela colocava essas bolinhas de massa em cima da torta (e a massa é uma delícia!) e dizia que para comer a bolinha que vinha no pedaço de torta, primeiro era preciso comer o pedaço inteiro.
Depois que ela se foi, minha mãe fez a torta algumas vezes para nós, e hoje, depois de ver lindos maços de escarola na feira, eu decidi comprar para fazer a torta. E aqui está!
A receita é:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1/4 de xícara de leite
1 colhere (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:

2 maços grandes de escarola
3 dentes de alho picado
2 colheres (sopa) de azeitonas picadas

2 ovos cozidos
Azeite à gosto
Sal à gosto

Comece fazendo o recheio lavando bem as folhas da escarola. Cozinhe-as em água com sal durante cerca de 15 minutos (as folhas devem ficar verde bem escuro e moles). Quando estiverem cozidas, escorra e deixe esfriar um pouco. Faça montinhos e esprema com força, tirando a água em excesso. Com uma faca, pique bem. Cozinhe os ovos deixando-os apenas 10 minutos após início da fervura.
Pique o alho e leve para refogar com a escarola. Acrescente as azeitonas. Pique os ovos e misture-os delicadamente à verdura.
Faça a massa misturando todos os ingredientes com as mãos. Vai ficar uma massa quebradiça, então, não se assuste, é assim mesmo. Pegue um montinho de massa com as mão junte bem a massa. Abra ela com as mãos já na forma com fundo removível. Forre toda a forma no fundo e dos lados. Acrescente o recheio. vá abrindo a massa numa superfície lisa do tamanho necessário para cobrir todo o recheio. Se precisar, dobre a receita da massa. Faça bolinhas da massa que sobrar e coloque em cima da torta. Pegue 1 gema para pincelar a superfície. Leve ao forno baixo até dourar.

Aprecie com moderação, porque a massa é bem oleosa, mas é deliciosa!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caldo Verde


Que tal terminar bem esse dia frio de outono? O Caldo Verde é uma excelente opção!
Esse caldo tem como base a batata, mas foi a couve manteiga quem lhe rendeu o nome que tem.
Proveniente do norte de Portugal, é, com toda certeza, o mais conhecido em Portugal, e, graças aos imigrantes portugueses, um dos mais apreciados aqui no Brasil!
Pode ser degustada como entrada de uma refeição ou até mesmo, para ceia.
Essa eu fiz para janta. Papis e mamis estavam super cansados e ficaram gratos por terem chegado em casa e ter uma sopa pronta!

Ingredientes:
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de bacon em cubinhos (opcional)
2 dentes de alho
1 linguiça calabresa
1kg de batatas
Azeite à gosto
2 L e meio de água
Sal à gosto
2-3 folhas de couve-manteiga fatiada bem fininha
4 colheres (sopa) de folhas e talos de salsinha picados grosseiramente

Preparo:
Descasque e corte as batatas em cubos. Cozinhe na panela de pressão com sal à gosto e 2 dedos de água. Deixe 3 minutos após pegar pressão e desligue.
Em uma panela grande acrescente o azeite, a calabresa cortada em cubinhos ou rodelas e o bacon. Assim que começar a sentir o cheiro de calabresa refogando, acrescente a cebola, o alho e mexa até que o alho comece a dourar. Reserve.
Abra a panela de pressão (na certeza de que já está sem pressão), acenda o fogo e acrescente, em média, 2 L de água. Acrescente metade da couve-manteiga fatiada e deixe cozinhar por uns 3 minutos nessa água com a batata. Desligue o fogo. Com um mixer, ainda na panela, faça um "pure" com a batata, a couve-manteiga e a salsinha, batendo bem. Leve ao fogo novamente. Enquanto ferve mais um pouco, acrescente a outra metade da couve ao refogado de calabresa e refogue por uns minutos até que fique um verde mais escuro. Acrescente esse refogado ao caldo de batata e couve-manteiga e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Acerte o sal se necessário. Se achar que está muito espessa, acrescente água aos poucos e deixe ferver.

Leve à mesa acompanhada de pão, torrada, croutons. E claro, não se esqueça de acrescentar um fio de azeite quando já estiver no prato (ou na tigela, como preferir)!

Bom apetite!

terça-feira, 1 de março de 2011

Mousse de Chocolate


Procurando a receita perfeita para a mousse de chocolate, acabei por inventar a minha própria ( como eu adoro fazer! rs).
Domingo chamei uns amigos cobaias para provarem a mousse. Demorei pra fazer por causa dos meus compromissos dominicais (ensaio do coral, nesse caso). Então, quando os convidados chegaram, eu ainda estava batendo a base da mousse. Resumindo, não deu tempo de gelar nem endurecer o suficiente por ter ficado apenas uma hora na geladeira. Mas provei hoje novamente, e simplesmente me apaixonei! Ficou realmente deciosa, leve, com aquele gosto de "quero mais", como toda boa sobremesa deve ter.
Então, aí vai a receitinha. Como as outras postadas anteriormente, muito fácil, prática e econômica!

3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 caixinha de creme de leite
250g de chocolate ao leite

Bata bem os ovos com o açúcar na batedeira por cerca de 10 minutos. Esse creme vai crescer e ficar bem fofo.
Enquanto bate, pique o chocolate e leve o creme de leite ao micro ondas por em média 1 minuto. Coloque o chocolate picado no creme de leite já morno e mexa. Se não derreter por completo, leve ao micro ondas por mais 30 segundos e mexa novamente. Quando estiver todo derretido, misture-o deicadamente ao creme de ovos. Leve para gelar durante 4 horas. Sirva gelado.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bombocado de Fubá


Receita facílima e deliciosa. Por isso, dispensa maiores comentários. Faça e confira!

2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de leite de coco
1 colher (sobremesa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
Coco ralado à gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em uma forma untada e leve ao forno em temperatura baixa por aproximadamente 1 hora.
O bolo fica com a parte de cima dourada, meio úmida (como um creme) e a parte de baixo uma camada fina de bolo mais seco.
Polvilhe o coco ralado por cima do bolo já pronto. Sirva já frio.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Focaccia

Focaccia de Alecrim

Como lembrança das aulas de culinária italiana na faculdade, me veio à mente essa antiga - porém não menos saborosa e interessante - receita.
Da Roma antiga diretamente para nossa mesa, a foccacia foi a principal atração dessa noite animada de domingo entre amigos e família.. Para quem não conhece, a focaccia é uma massa de pão aberta bem condimentada ou recheada. A tradicional é regada com azeite, alecrim e sal grosso. Mas, assim como as pizzas, ela aceita qualquer tipo de ingrediente como cobertura. Aqui em casa fizemos uma de mussarela, tomates picados com cebola e orégano e outra com atum ralado, mussarela, tomates picados, cebola e orégano, sempre regadas com uma boa dose de azeite de oliva. 
Use e abuse da sua imaginação e dos ingredientes que tiver a disposição em casa e crie novas coberturas para sua focaccia...certamente irá se surpreender com os sabores e elogios!
A massa é super simples e rápida de ser feita. Vale a pena conferir!

Focaccia de Presunto, Tomate e Ervas 

60g de fermento biológico
500 ml de água na temperatura ambiente
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) açúcar
1 ovo
1/2 xícara de azeite de oliva
900 g de farinha de trigo

Junte os ingredientes (exceto a farinha) em um recipiente grande. Misture. Acrescente a farinha aos poucos e já mexendo com uma colher. Quando já tiver colocado toda a farinha, sove a massa delicadamente e acrescente um pouco mais de farinha, caso a massa ainda esteja muito pegajosa. Deixe descansar por 15 minutos coberta com um pano limpo e seco. Divida a massa ao meio. Unte duas formas grandes com azeite e abra a massa com as mãos diretamente na forma. Deixe crescer por mais 10 minutos e, em seguida, faça leves marcas de furos com os dedos. Regue com azeite, e o recheio desejado. Leve para assar em forno aquecido a 180°C por, em média, 30 minutos ou até que a massa esteja dourando nas extremidades. 

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gelatina Colorida



Preparando a aula dessa semana para o berçário, fiquei imaginando alguma coisa saudável, refrescante, gostosa e atrativa para as crianças. Me vieram muitas idéias à mente, mas, pedi opinião para minha mãe, que muito conhece sobre crianças. Ela logo me deu a idéia de gelatina e depois incrementamos a idéia com potinhos de gelatina colorida. 
Econômica e de fácil preparo, essa sobremesa agrada de crianças a avós, por isso, é uma excelente opção para aqueles deliciosos almoços de família aos domingos!
E tem uma ótima notícia para as mulheres que gostam de se cuidar: a gelatina ajuda a combater a flacidez e é pouco calórica!

Vamos precisar de:

1 pacote de gelatina de cereja
1 pacote de gelatina de limão
1 pacote de gelatina de abacaxi
1 pacote de gelatina de uva
1 pacote de gelatina de tangerina

Dissolva o conteúdo de cada pacote separadamente em 200ml de água fervente. Adicione 200ml de água fria. Misture bem e coloque em um recipiente de base grande para que o líquido fique com, em média, 1 dedo de altura. Repita isso com cada sabor de gelatina.
Depois de esfriar, leve à geladeira. Quando estiver bem firme, corte em pequenos quadradinhos e misture todas as cores em um ou dois recipientes (depende do tamanho do recipiente).

Para o creme:

1 pacote de gelatina incolor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem. Bata no liquidificador o creme de leite, o leite condensado e a gelatina já dissolvida. 
Acrescente ao recipiente contendo os quadradinhos de gelatina e leve à geladeira. 
Está pronto após umas 3 horas.

Sirva gelado.

Pode ainda acrescentar maçã ralada, fica muito bom!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Trilogia de Verão

Com esse calor só consigo pensar em comer um tipo de refeição: refrescante! 
Então decidi postar hoje a minha trilogia preferida de bebidas geladas que valem por uma refeição: Milk Shake de Ovomaltine, Smoothie de Manga e Frapê de Coco.
Aproveite o verão e as delícias que combinam com ele! 





Milk Shake de Ovomaltine

100ml de leite
3 bolas de sorvete de creme
3 colheres (sopa) de Ovomaltine

Bata o leite e o sorvete por cerca de 1 minuto com a ajuda de um mix ou liquidificador. Em seguida, acrescente o ovomaltine e bata rapidamente, apenas para misturar. Coloque em um copo e polvilhe mais Ovomaltine por cima, se desejar.

Dica: Você pode decorar o copo com calda de chocolate daquelas compradas prontas para sorvete.





Smoothie de Manga

1 xícara de gelo
1 manga picada
1 xícara de iogurte natural
Açúcar ou adoçante à gosto

Bata no liquidificador os ingredientes na ordem em que se encontram até obter uma mistura homogênea.
Sirva em seguida.




Frapê de Coco

1 saquinho de polpa congelada de coco
3 colheres (sopa) de leite condensado
1 copo de leite (200ml)
3 cubos de gelo

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cocada de Corte


Fui para Vitória-ES no final do ano passado e fiquei hospedada na casa da Dona Glaudete, mãe de uma amiga.
Ela teve a felicidade de fazer uma deliciosa cocada e eu fiquei com a lembrança da cocada que minha mãe faz de vez em quando aqui em casa. A receita é bem simples, mas o resultado...hummmmmm...só provando para saber do que estou falando!
Comprei uma cocada dessas no farol outro dia, mas não chegou aos pés da cocada da Dona Glaudete ou dessa  que a minha mãe faz.
Ótima para o final de semana, quando a gente manda o regime passear e voltar só na segunda-feira.

1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida da lata de açúcar
1 pacote de coco seco ralado ou 1 coco fresco pequeno ralado
Manteiga para untar

Junte todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até desprender do fundo da panela.
Despeje em mármore untado e deixe esfriar bem. Depois, corte em quadradinhos.

Dica:
Para obter quadradinhos uniformes, nivele a cocada com o auxílio de um rolo de massa, quando despejar no mármore.

Rende 20 quadradinhos.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bolinho de Arroz


Não tem como falar de bolinho de arroz e não lembrar da infância. Pelo menos eu não consigo, ainda bem! A tão boa e inesquecível infância...
Já perceberam que nosso cérebro lembra mais das coisas que tinham aroma, sabores e sons? São os nossos sentidos nos remetendo ao passado. Por isso é melhor ter boas lembranças do passado...rs
No ano passado visitei a casa de um casal recém casado. Os meninos foram caminhar e nós ficamos preparando o almoço. Ela não sabia o que fazer com o pouco arroz que havia sobrado na última refeição que fizeram e, como não poderia ser diferente, a minha cabeça começou a pensar e a procurar nos arquivos alguma coisa rápida, prática e gostosa. Bolinho de arroz! Comecei a citar os ingredientes básicos que precisaria e cacei na geladeira coisinhas que poderiam compor o sabor, e em alguns minutos, a massa estava pronta. 
Os meninos chegaram famintos. Acham que sobrou bolinhos para o almoço? Quase nada! Mas o objetivo estava cumprido: tornar ingredientes comuns em algo delicioso ao paladar, que arrancasse muito hummmms dos comensais.
É difícil escrever uma receita, pois sempre faço "à olho". O importante é que fique uma massa mole, porém consistente, que dê para pegar com uma colher sem escorrer.
Vamos à receita.

1 xícara de arroz pronto (de preferência do dia anterior)
1/2 cenoura ralada
2 colheres de (sopa) de cebola picada
Salsinha picadinha à gosto
1 pacotinho de Sazon (qualquer um)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de vinagre
1 xícara de leite
1/2 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de (café) de sal
O quanto baste de óleo para fritar

Misture tudo. Se precisar de mais farinha, acrescente aos poucos para chegar no ponto citado anteriormente. Despeje a massa às colheradas no óleo já quente. Frite até que fiquem corados. Retire e coloque em um recipiente com papel toalha.

Obs.: Você pode estar achando estranho colocar vinagre na massa, mas ele ajuda a massa a não ficar encharcada de óleo. Se quiser, faça o teste fritando um bolinho antes de colocar o vinagre.