Não tem como falar de bolinho de arroz e não lembrar da infância. Pelo menos eu não consigo, ainda bem! A tão boa e inesquecível infância...
Já perceberam que nosso cérebro lembra mais das coisas que tinham aroma, sabores e sons? São os nossos sentidos nos remetendo ao passado. Por isso é melhor ter boas lembranças do passado...rs
No ano passado visitei a casa de um casal recém casado. Os meninos foram caminhar e nós ficamos preparando o almoço. Ela não sabia o que fazer com o pouco arroz que havia sobrado na última refeição que fizeram e, como não poderia ser diferente, a minha cabeça começou a pensar e a procurar nos arquivos alguma coisa rápida, prática e gostosa. Bolinho de arroz! Comecei a citar os ingredientes básicos que precisaria e cacei na geladeira coisinhas que poderiam compor o sabor, e em alguns minutos, a massa estava pronta.
Os meninos chegaram famintos. Acham que sobrou bolinhos para o almoço? Quase nada! Mas o objetivo estava cumprido: tornar ingredientes comuns em algo delicioso ao paladar, que arrancasse muito hummmms dos comensais.
É difícil escrever uma receita, pois sempre faço "à olho". O importante é que fique uma massa mole, porém consistente, que dê para pegar com uma colher sem escorrer.
Vamos à receita.
1 xícara de arroz pronto (de preferência do dia anterior)
1/2 cenoura ralada
2 colheres de (sopa) de cebola picada
Salsinha picadinha à gosto
1 pacotinho de Sazon (qualquer um)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de vinagre
1 xícara de leite
1/2 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de (café) de sal
O quanto baste de óleo para fritar
Misture tudo. Se precisar de mais farinha, acrescente aos poucos para chegar no ponto citado anteriormente. Despeje a massa às colheradas no óleo já quente. Frite até que fiquem corados. Retire e coloque em um recipiente com papel toalha.
Obs.: Você pode estar achando estranho colocar vinagre na massa, mas ele ajuda a massa a não ficar encharcada de óleo. Se quiser, faça o teste fritando um bolinho antes de colocar o vinagre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário