quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caldo Verde


Que tal terminar bem esse dia frio de outono? O Caldo Verde é uma excelente opção!
Esse caldo tem como base a batata, mas foi a couve manteiga quem lhe rendeu o nome que tem.
Proveniente do norte de Portugal, é, com toda certeza, o mais conhecido em Portugal, e, graças aos imigrantes portugueses, um dos mais apreciados aqui no Brasil!
Pode ser degustada como entrada de uma refeição ou até mesmo, para ceia.
Essa eu fiz para janta. Papis e mamis estavam super cansados e ficaram gratos por terem chegado em casa e ter uma sopa pronta!

Ingredientes:
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de bacon em cubinhos (opcional)
2 dentes de alho
1 linguiça calabresa
1kg de batatas
Azeite à gosto
2 L e meio de água
Sal à gosto
2-3 folhas de couve-manteiga fatiada bem fininha
4 colheres (sopa) de folhas e talos de salsinha picados grosseiramente

Preparo:
Descasque e corte as batatas em cubos. Cozinhe na panela de pressão com sal à gosto e 2 dedos de água. Deixe 3 minutos após pegar pressão e desligue.
Em uma panela grande acrescente o azeite, a calabresa cortada em cubinhos ou rodelas e o bacon. Assim que começar a sentir o cheiro de calabresa refogando, acrescente a cebola, o alho e mexa até que o alho comece a dourar. Reserve.
Abra a panela de pressão (na certeza de que já está sem pressão), acenda o fogo e acrescente, em média, 2 L de água. Acrescente metade da couve-manteiga fatiada e deixe cozinhar por uns 3 minutos nessa água com a batata. Desligue o fogo. Com um mixer, ainda na panela, faça um "pure" com a batata, a couve-manteiga e a salsinha, batendo bem. Leve ao fogo novamente. Enquanto ferve mais um pouco, acrescente a outra metade da couve ao refogado de calabresa e refogue por uns minutos até que fique um verde mais escuro. Acrescente esse refogado ao caldo de batata e couve-manteiga e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Acerte o sal se necessário. Se achar que está muito espessa, acrescente água aos poucos e deixe ferver.

Leve à mesa acompanhada de pão, torrada, croutons. E claro, não se esqueça de acrescentar um fio de azeite quando já estiver no prato (ou na tigela, como preferir)!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário