quinta-feira, 28 de abril de 2011

Torta de Escarola


Receita de família, essa é uma torta deliciosa e super fácil de fazer. Minha avó fazia para nós sempre, e acho que era uma forma fácil de nos fazer comer verduras! Espertinha ela...e dava super certo, sempre! Ela colocava essas bolinhas de massa em cima da torta (e a massa é uma delícia!) e dizia que para comer a bolinha que vinha no pedaço de torta, primeiro era preciso comer o pedaço inteiro.
Depois que ela se foi, minha mãe fez a torta algumas vezes para nós, e hoje, depois de ver lindos maços de escarola na feira, eu decidi comprar para fazer a torta. E aqui está!
A receita é:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1/4 de xícara de leite
1 colhere (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:

2 maços grandes de escarola
3 dentes de alho picado
2 colheres (sopa) de azeitonas picadas

2 ovos cozidos
Azeite à gosto
Sal à gosto

Comece fazendo o recheio lavando bem as folhas da escarola. Cozinhe-as em água com sal durante cerca de 15 minutos (as folhas devem ficar verde bem escuro e moles). Quando estiverem cozidas, escorra e deixe esfriar um pouco. Faça montinhos e esprema com força, tirando a água em excesso. Com uma faca, pique bem. Cozinhe os ovos deixando-os apenas 10 minutos após início da fervura.
Pique o alho e leve para refogar com a escarola. Acrescente as azeitonas. Pique os ovos e misture-os delicadamente à verdura.
Faça a massa misturando todos os ingredientes com as mãos. Vai ficar uma massa quebradiça, então, não se assuste, é assim mesmo. Pegue um montinho de massa com as mão junte bem a massa. Abra ela com as mãos já na forma com fundo removível. Forre toda a forma no fundo e dos lados. Acrescente o recheio. vá abrindo a massa numa superfície lisa do tamanho necessário para cobrir todo o recheio. Se precisar, dobre a receita da massa. Faça bolinhas da massa que sobrar e coloque em cima da torta. Pegue 1 gema para pincelar a superfície. Leve ao forno baixo até dourar.

Aprecie com moderação, porque a massa é bem oleosa, mas é deliciosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário