quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pão de Calabresa

Domingo tive um evento e precisei fazer alguma coisinha gostosa, prática que os convidados pudessem comer em pé e que agradasse a todos. Pensei, pensei e cheguei a uma conclusão: pão é básico, todo mundo gosta, principalmente se estiver quentinho, com aquele aroma que é inexplicável... só sentindo mesmo para entender! Como gosto de fazer sempre o melhor para agradar aos convidados - e as pessoas esperam isso de mim - então, eu que só pareço boba, resolvi levá-los crus e assar lá na hora para que todos também pudessem sentir o aroma do pão assando e ficarem com mais vontade de degustá-lo! Final da história: ninguém provou do pão porque não tinha gás no local...um vexame! Mas tudo bem, deixei todo mundo curioso e eu comi o pão sozinha quando cheguei em casa.
Se quiserem provar, aí vai a receita.

3 xícaras de leite morno
2 ovos
2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (chá) de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 1/2kg de farinha de trigo
1 pacote de linguiça calabresa fininha
Orégano à gosto

Bata os 6 primeiros ingredientes no liquidificador. colocar o líquido em uma tigela e adicionar aos poucos a farinha e ir incorporando até que a massa desgrude das mãos. Faça uma bola e cubra com um pano deixando crescer por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, corte a linguiça em pequenos pedaços de em média 0,05 x 0,05cm e dê uma refogadinha, sem acrescentar óleo.
A massa deverá ter dobrado de volume. Divida a massa em 2 partes iguais e abra cada uma delas com um rolo. Procure abrir em formato retangular. Espalhe metade da calabresa em cada uma das massas abertas e polvilhe o óregano. Para fechar a massa é só ir enrolando como um rocambole de uma ponta até a outra e dar umas beliscadinhas nas extremidades para que não abra enquanto assa. Cubra os pães novamente e deixe crescer por mais 30 minutos ou até dobrarem de volume. Leve ao forno para assar em temperatura média de 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado na superfície.

Vai muito bem com um chá ou como entrada nas refeições. Chame os amigos ou a família para degustarem e vai receber muitos elogios!

E não deixe de desfrutar do aroma do pão enquanto assa...é divino!

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Hmmm...que delícia!
    Esse pão já foi testado e aprovado...e o cheirinho é realmente irresistível. Até fiquei com vontade agora!!
    Adorei o blog!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. O mais legal foi comer sozinha! Perderam os amigos... Vou provar urgente essa receita!

    ResponderExcluir
  3. Tamires,
    E você sabe do que está falando...já comeu várias vezes, né? Vou ver se faço nesse final de semana de novo. Vê se aparece!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adriana,
    Pois é, foi bom chegar em casa e colocá-lo para assar e só pirar no cheirinho até que estivesse pronto para degustar. Mas é sempre bom uma boa comida com boa companhia...fica para a próxima!
    Prove sim, é realmente uma delícia!
    Beijos

    ResponderExcluir