quarta-feira, 28 de julho de 2010

Lemon Pie

Sei que vocês estão salivando só de olhar essa foto, mas esperem para ver quando ela estiver na sua frente, linda, cheirosa e apetitosa...aposto que não vai sobrar um pedaço!

Essa receita é uma das minhas especialidades. Na verdade, há muitos anos atrás, quando ainda nem pensava em que curso faria na faculdade, já era viciada em cozinha. Nossa casa sempre tinha alguma coisinha gostosa - e às vezes nem tão gostosa porque não dava certo - para degustar. Sempre assistia aos programas femininos que passavam - e ainda passam - à tarde na televisão, que ensinam receitas legais e eu, como não poderia ser diferente e curiosa do jeito que sou, colocava a mão na massa.
Essa receita consegui em um livro da Nestlé que minha mãe ganhou em um sorteio. Estava lá meio empoeirado na gaveta e resolvi testar porque amo a mistura de leite condensado com limão que vai no recheio.
Com vocês, a deliciosa Lemon Pie.

Massa
100g de manteiga à temperatura ambiente (em média 4 colheres de sopa)
1/2 xícara de açúcar
2 gemas
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio
1 lata de leite condensado
2 sumo de limões
Raspas da casca do limão à gosto

Cobertura
2 claras batidas em neve
3 colheres (sopa) de açúcar

Preparo da massa
Bata na batedeira a manteiga juntamente com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente as gemas e bata mais um pouquinho.
Sobre o creme, peneire a farinha de trigo, o fermento e as raspas da casca do limão aos poucos e mexa incorporando todos os ingredientes até formar uma bola macia que desprenda das mãos. Se precisar de um pouco mais de farinha, não hesite e colocar aos pouquinhos. Lembrando que a massa precisa ficar macia, não dura. Não sove a massa, apenas incorpore os ingredientes delicadamente.
Abra a massa em superfície enfarinhada. Com a ajuda de um rolo e forre com ela uma forma de aro removível (22cm de diâmetro).
Fure com um garfo a massa do fundo da forma e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180°C) até que a massa dê uma leve douradinha. Retire do forno e deixe esfriar.
Enquanto isso, prepare o recheio e a cobertura misturando o leite condensado com o sumo de limão e as raspas da casca do limão. Reserve.
Bata as claras em neve acrescentando aos poucos o açúcar até obter um suspiro firme. Despeje o recheio na torta já fria e por cima o suspiro ajeitando com a colher. Leve ao forno até que o suspiro doure levemente (aproximadamente 10 minutos). Remova o aro da forma, passe a torta para um prato grande e raso. Sirva fria.

Gente, é tudo o que há de bom nesse mundo! Não deixem de provar!

Pão de Calabresa

Domingo tive um evento e precisei fazer alguma coisinha gostosa, prática que os convidados pudessem comer em pé e que agradasse a todos. Pensei, pensei e cheguei a uma conclusão: pão é básico, todo mundo gosta, principalmente se estiver quentinho, com aquele aroma que é inexplicável... só sentindo mesmo para entender! Como gosto de fazer sempre o melhor para agradar aos convidados - e as pessoas esperam isso de mim - então, eu que só pareço boba, resolvi levá-los crus e assar lá na hora para que todos também pudessem sentir o aroma do pão assando e ficarem com mais vontade de degustá-lo! Final da história: ninguém provou do pão porque não tinha gás no local...um vexame! Mas tudo bem, deixei todo mundo curioso e eu comi o pão sozinha quando cheguei em casa.
Se quiserem provar, aí vai a receita.

3 xícaras de leite morno
2 ovos
2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (chá) de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 1/2kg de farinha de trigo
1 pacote de linguiça calabresa fininha
Orégano à gosto

Bata os 6 primeiros ingredientes no liquidificador. colocar o líquido em uma tigela e adicionar aos poucos a farinha e ir incorporando até que a massa desgrude das mãos. Faça uma bola e cubra com um pano deixando crescer por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, corte a linguiça em pequenos pedaços de em média 0,05 x 0,05cm e dê uma refogadinha, sem acrescentar óleo.
A massa deverá ter dobrado de volume. Divida a massa em 2 partes iguais e abra cada uma delas com um rolo. Procure abrir em formato retangular. Espalhe metade da calabresa em cada uma das massas abertas e polvilhe o óregano. Para fechar a massa é só ir enrolando como um rocambole de uma ponta até a outra e dar umas beliscadinhas nas extremidades para que não abra enquanto assa. Cubra os pães novamente e deixe crescer por mais 30 minutos ou até dobrarem de volume. Leve ao forno para assar em temperatura média de 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado na superfície.

Vai muito bem com um chá ou como entrada nas refeições. Chame os amigos ou a família para degustarem e vai receber muitos elogios!

E não deixe de desfrutar do aroma do pão enquanto assa...é divino!

Bom apetite!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mistura para Pão

Não sou muito adepta a comprar essas misturas prontas, mas fui à casa da minha mãe certo dia e ela me pediu que fizesse para ela. E, para minha surpresa, ficou bem gostoso, parecendo o que a gente mesmo prepara em casa. Estou fazendo agora aqui para comer com uma manteiguinha e geléia de morango feita por mim mesma. Só o cheirinho do pão assando e da geléia sendo preparada, já mata qualquer um de vontade!
Experimentem, é super rápido, prático e não tem como errar.
Espero que tenham gostado da dica.

Bom apetite!

Bem-casados BrasilPrev

Esses foram os bem-casados que fizemos para um evento da empresa BRASILPREV. Achei uma excelente idéia da Camila Augusto, que foi a pessoa responsável pelo evento.
Mais uma vez, vocês podem ver que os bem-casados "casam" muito bem com qualquer ocasião.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Patê de Atum


Hoje fiquei em casa para fazer uma faxina e quando me dei conta já tinha passado a hora do almoço faz tempo. Como estava tudo limpo, e não queria fazer nada que sujasse a cozinha, olhei no meu armário de mantimentos e vi umas latas de atum. Logo pensei num pão com patê. Não tive dúvida, corri até a padaria e comprei uns pãezinhos. Eu adoro patê de atum e fazia muito tempo que não comia.
Essa receita é bem caprichada. É ótima para dias corridos e pode ser usada com pães, torradas ou até para rechear tomates, que também fica uma mistura excelente!
Confira e confirme o sucesso que ela pode vai fazer aí na sua casa!

1 lata de atum sólido sem o óleo
1/2 cenoura ralada
4 colheres (sopa) de maionese
1/4 de cebola pequena bem picada
azeitona bem picada à gosto
salsinha picada à gosto

Misture todos os ingredientes em um recipiente sirva!

Para os tomates recheados é só cortar a tampa dos tomates até que apareçam as sementes. Retire todo o miolo com uma colher e deixe escorrer de ponta cabeça por uns minutos. Recheie com o patê e sirva!

Bom apetite!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Palha Italiana

Aí está um doce simples, rápido, barato e delicioso! Ele junta o sabor inigualável do nosso brigadeiro com a crocância da famosa bolacha maria. (sim! aquela bolacha bem simples, que todo mundo conhece e já se pegou comendo uma atrás da outra)

Você vai precisar de:
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de achocolatado ou chocolate em pó
1/2 pacote de bolacha maria (maizena) picadas em pedaços de, em média, 0,5 cm
Açúcar para polvilhar

Faça um brigadeiro com o leite condensado e o achocolado (ou chocolate em pó) levando ambos ao fogo numa panela. Mexa sempre em fogo médio, tendo sempre o cuidado de não deixar "pegar" no fundo da panela e empelotar. Para isso não acontecer é só mexer sempre e de vez em quando tirar de cima da chama de fogo, mexer um pouco, voltar para a chama repetindo o processo várias vezes, até perceber que já está desgrudando do fundo da panela.
Junte ao brigadeiro pronto a bolacha picada e leve a um recipiente untado um pouquinho de manteiga. Tente fazer a superfície ficar lisa com uma colher. Quando esfriar, pode polvilhar açúcar e cortar em quadradinhos.
Sirva e faça sucesso!



Canja



Essa canja é uma ótima pedida, inclusive para quem quer perder uns quilinhos. A sopa é um alimento de fácil digestão e, no geral, sempre muito nutritiva.
Testei hoje e ficou uma realmente uma delícia! Gosto de canja com cor, mas sempre cor natural, por isso usei bastante cenoura, que ainda por cima, ajuda na saúde da nossa visão e a pegar uma corzinha (quando tem sol!).

Aí vai a receita:

1/2 kg de peito de frango sem pele e sem osso
2 cubos de caldo de galinha
1 cebola picada
2 cenouras raladas
2 mandioquinhas raladas
1/2 xícara de arroz
Salsinha picada à gosto
Sal à gosto
O quanto baste de água (em média uns 3 litros)
Azeite à gosto

Cozinhe o peito de frango em pedaços numa panela com água (o suficiente para cobrir os pedaços) e os cubos de caldo de galinha. Deixe ferver por cerca de 25 a 30 minutos. Retire os pedaços do frango e deixe esfriar até que possa desfiá-los com as mãos. Reserve o caldo que se formou.
Aqueça uma panela grande com um pouco de azeite e a cebola. Frite a cebola até que fique transparente. Acrescente o frango desfiado e mexa. Acrescente as cenouras, as mandioquinhas e o caldo onde foi cozido o frango (coado). Coloque a água e o arroz e deixe ferver. Se necessário, coloque mais um pouquinho de sal. Para finalizar, quando achar que já está no ponto, acrescente a salsinha picada e um fio de azeite.
Sem esquecer, é claro, do nosso toque final...aquela pitadinha de amor que não pode faltar!
Sirva com pão em fatias, torradas ou croutons.

Enjoy!

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate



Gente, esse é um dos meus bolos favoritos e que mais faz sucesso. Após muitas tentativas com inúmeras receitas, decidi inventar uma, e deu super certo!
Vou revelar esse segredinho aqui. Saboreiem!

2 cenouras médias
1/4 de xícara (chá) de óleo
4 ovos
2 xicaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó (tipo Royal)

No liquidificador bata as cenouras, o óleo e os ovos. Despeje a mistura do liquidificador em um recipiente e adicione o açúcar, a farinha (mexendo sempre enquanto adiciona) e por último, o fermento.
Unte e enfarinhe uma fôrma e em seguida despeje a mistura, levando ao forno médio por cerca de 30 minutos, ou até que, colocando um palito no centro do bolo, o mesmo saia seco.

Calda de chocolate:

1/2 caixinha de creme de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 xiícara (chá) de chocolate em pó ou achocolatado

Misture os ingredientes em uma panela pequena, ainda fria e então, leve ao fogo até abrir fervura. Deixe ferver por cerca de 1 minuto, retire e despeje por cima do bolo, ainda quente.
É legal fazer vários furinhos pelo bolo com o palito de dente, para que quando despejar a cobertura, ela entre pelos furinhos feitos.

Enjoy!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sopa de Feijão - Fácil e Deliciosa!

Esse friozinho pede uma sopinha quentinha quando a gente chega em casa gelada (o) do trabalho. Tem feijão pronto em casa? Então só vamos precisar encrementar com alguns ingredientes básicos e lá estará nossa sopa. Confira a receitinha logo abaixo e ponha em prática seus dotes culinários. Bom apetite!

3 xicaras de feijão pronto
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite à gosto
Sal à gosto
2 batatas picadas em cubinhos
1 linguiça calabresa em cubinhos (se tiver em casa, se não tiver, deixa para a próxima!)
3 xícaras de água

Doure a cebola e o alho e acrescente a água, as batatas e o macarrão. Deixe ferver.
No liquidificador, bata o feijão até ficar um creme homogêneo. Numa frigideira frite a linguiça em rodelinhas finas. Junte tudo à água fervente e deixe no fogo por alguns minutos. Se ficar grossa, acrescente um pouco de água e ferva mais uns minutinhos.
Não esqueça da pitadinha de amor, certamente com isso você vai arrancar suspiros de quem provar a sopa!

Enjoy!

Quero saber os resultados depois, não deixem de postar.
Beijinhos

terça-feira, 13 de julho de 2010

Tendência: Servir balas de coco recheadas na maternidade

Seu docinho de coco vai nascer? Essa é uma ótima ocasião para servir as balas de coco recheadas que o Atelier Doce lançou como tendência. Em potes de vidro super charmosos como na imagem, ficam ainda mais irresistíveis. É sucesso garantido!
São 30 sabores da bala de coco que derrete na boca. O problema vai ser escolher quais sabores vão compor sua mesa. Na dúvida, leve um pote de cada sabor!
www.atelierdoce.com.br

Prestígio Framboesa Danone

Brigadeiro Sensação Chocolate ao Leite

Leite Condensado Maracujá Doce de Abóbora

Abacaxi Comum Doce de Leite

Cereja Damasco Amendoim

Morango Nozes Castanha

Trufa passada no chocolate Limão Rapadura

Milho Verde Uva Napolitano

Pistache Pêssego Menta

Sonho de Valsa Coco Queimado Chokito

Petit Verre

Sim! Esse é o tradicional doce de abóbora com coco que faz a maioria da população (pelo menos brasileira) comer ajoelhada, rezando! Dessa vez ele veio com uma roupa bem moderna que o deixa ainda mais irresistível!
Essa é apenas uma das muitas opções de sabores que o Atelier Doce oferece.
Acesse www.atelierdoce.com.br e confira!

Bem-Casados HSBC

Esses bem-casados foram feitos em junho para um evento do HSBC.
É uma excelente idéia para oferecer aos convidados em um evento corporativo.
Obrigada Márcia pela confiança em nosso produto.

Bem-Nascido e Bem-Batizado


Se você não sabe ainda o que dar de lembrancinha na maternidade ou no batizado do seu bebê, essa é uma linda, delicada e deliciosa sugestão para lembrancinha de maternidade ou batizado.

Consulte valores e outros modelos pelo site www.atelierdoce.com.br

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bem Vindos!

Olá queridos!


Estou muito contente de começar este novo projeto. Nesse blog vocês encontrarão dicas muito interessantes e úteis para o momento em que se encontram, sejam noivas, mães da noiva, madrinhas, gestantes, recém-casadas...enfim, todos que tiverem interesse em coisas bacanas.


Postarei também vídeos com aulas passo-a-passo de receitas práticas para o nosso agitado dia-a-dia.


Espero que curtam visitar, dar opiniões e sugestões.


Beijos a todos!


Thais Botella