quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Caponata de Berinjela e Abobrinha


Espanhola ou italiana, tanto faz. O que importa é o sabor!
Não sei se é saudades da vó ou da mãe, mas hoje quando fazia compra no supermercado fiquei com muita vontade dela quando vi os pimentões e suas cores. Estavam lindos e pareciam muito frescos naquela cesta de vime. Era pegar ou largar, e eu...peguei! E quem saiu feliz foi o maridão que sempre torcia o nariz quando via a tal da caponata. Agora é fã, vivaaaa!! Mais uma pra coleção dele!
A caponata é super saudável, leve, cheia de sabores e muito, muito gostosa. É feita com ingredientes simples, muito usados na nossa culinária, com um bom toque de azeite e aceto, ervinhas e pronto! Ótima para comer com torrada, no meio do pão francês, com uma fatia de pão italiano e até como acompanhamento em uma refeição trivial. Minha avó sempre tinha um pode com caponata na geladeira, e naquela época eu nem dava muito valor...mas hoje não deixo de provar sempre que tenho oportunidade!

Sugiro também uma tábua com queijos, pães e caponata para acompanhar uma boa conversa à mesa com a família e amigos. Gostou da ideia? Então anota aí:
1 berinjela
1 abobrinha italiana
1 cebola
1 pimentão vermelho ou amarelo
2 tomates
6 dentes de alho
15 azeitonas se caroço (pretas) fatiadas ou picadas
1/2 xícara de azeite de oliva
1/4 xícara de aceto balsâmico ou vinagre
Sal à gosto
1 colher (sobremesa) de orégano
3 folhas de manjericão fresco
Salsinha picada à gosto
1 pitada de pimenta do reino
Pique grosseiramente os legumes e coloque em uma tigela. Pique o alho e acrescente à tigela. Coloque o azeite, o aceto, o sal, a pimenta e as ervas. Misture bem e leve ao forno médio por, em média, 30 minutos. Mexa de 10 em 10 minutos até que os legumes estejam cozidos.
caponata crua
Depois de frio, pode colocar em um pote e guardar na geladeira por vários dias. Fica uma delícia com o passar dos dias.
Sirva frio com torrada, se for antepasto.
Se for acompanhar a comida, pode ser frio ou quente.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário