Espanhola ou italiana, tanto faz. O que importa é o sabor!
Não sei se é saudades da vó ou da mãe, mas hoje quando fazia compra no supermercado fiquei com muita vontade dela quando vi os pimentões e suas cores. Estavam lindos e pareciam muito frescos naquela cesta de vime. Era pegar ou largar, e eu...peguei! E quem saiu feliz foi o maridão que sempre torcia o nariz quando via a tal da caponata. Agora é fã, vivaaaa!! Mais uma pra coleção dele!
A caponata é super saudável, leve, cheia de sabores e muito, muito gostosa. É feita com ingredientes simples, muito usados na nossa culinária, com um bom toque de azeite e aceto, ervinhas e pronto! Ótima para comer com torrada, no meio do pão francês, com uma fatia de pão italiano e até como acompanhamento em uma refeição trivial. Minha avó sempre tinha um pode com caponata na geladeira, e naquela época eu nem dava muito valor...mas hoje não deixo de provar sempre que tenho oportunidade!
Sugiro também uma tábua com queijos, pães e caponata para acompanhar uma boa conversa à mesa com a família e amigos. Gostou da ideia? Então anota aí:
1 berinjela
1 abobrinha italiana
1 cebola
1 pimentão vermelho ou amarelo
2 tomates
6 dentes de alho
15 azeitonas se caroço (pretas) fatiadas ou picadas
1/2 xícara de azeite de oliva
1/4 xícara de aceto balsâmico ou vinagre
Sal à gosto
1 colher (sobremesa) de orégano
3 folhas de manjericão fresco
Salsinha picada à gosto
1 pitada de pimenta do reino
Pique grosseiramente os legumes e coloque em uma tigela. Pique o alho e acrescente à tigela. Coloque o azeite, o aceto, o sal, a pimenta e as ervas. Misture bem e leve ao forno médio por, em média, 30 minutos. Mexa de 10 em 10 minutos até que os legumes estejam cozidos.
Depois de frio, pode colocar em um pote e guardar na geladeira por vários dias. Fica uma delícia com o passar dos dias.
Sirva frio com torrada, se for antepasto.
Se for acompanhar a comida, pode ser frio ou quente.
Bom apetite!