quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Salada de Frutas


Só de olhar um pote cheio de frutas picadas das mais variadas cores, já dá água na boca!
Somos muito sortudos de ter em nosso país uma variedade imensa de frutas com muito sabor. Sim, porque o sabor é de suma importância! Temos frutas de todas as qualidades, tamanhos, preços...enfim, a salada de frutas pode realmente ser uma excelente idéia quando se trata do dia-a-dia ou de uma festa de qualquer natureza. É sempre muito bem aceita!
Além de refrescante, a salada de frutas vai ajudar na digestão de toda a comida ingerida (e o seu excesso, que é normal nessa época do ano) e na hidratação, além das inúmeras vitaminas existentes em cada uma delas. Ou seja, é uma sobremesa completa, que só vem para trazer benefícios e muito, muito sabor e beleza.
Vou dar uma sugestão de frutas para se colocar na salada, porém, ela pode ser feita com as frutas de sua preferência. Gosto de utilizar as frutas da época, porque geralmente são as mais saborosas e frescas. 
Pode ser servida com com sorvete, leite condensado, granola, coberturas de sorvete, marshmallow, chantilly...enfim, é só usar a criatividade e abusar na hora de se servir.


Vamos aos ingredientes:

2 mangas
2 bananas
2 maçãs
1 caixinha de morangos
2 kiwis
1/2 abacaxi
1/3 mamão
1 cacho de uva sem caroço
Suco de 5 laranjas
Açúcar à gosto (geralmente eu não acrescento açúcar, gosto da salada ao natural)

Lavar todas as frutas e picar em pedaços pequenos e, de preferência, uniformes. Não misture com muita força para não esmagar as frutas.
Acrescentar o suco das laranjas e levar para a geladeira por pelo menos 2hs para gelar.
A salada de frutas deve ser preparada no dia que irá ser consumida para que as vitaminas ainda sejam preservadas e esteja fresca.

Bom apetite!

Mousse de Limão


Finalmente o mês de dezembro chegou trazendo o tão esperado calor que, inevitavelmente, nos faz lembrar das festas de final ano.
Por uma questão de costumes europeus, mesmo com o clima tropical e muito quente dessa época, ainda optamos por seguir as tradições e não deixamos faltar às nossas ceias muitas carnes gordas, frutas secas, panettones (com cada vez mais infinidades de sabores), sobremesas cheias de chocolate...enfim, tudo uma delícia, mas nada condizente com o nosso clima. 
Vou dar algumas sugestões, então, de sobremesas tropicais para as festas. Não menos saborosas e  desejadas que as tradicionais, elas fazem muito sucesso por serem refrescantes, leves e digestivas.
Hoje é a vez do Mousse de Limão. Os mousses são emulssões, ou seja, incorpora-se ar durante a preparação, resultando em sobremesas leves e muito apreciadas pela maioria das pessoas.
Super fácil de fazer, só vai demorar alguns minutos. Ninguém precisa ficar horas na cozinha para preparar coisas gostosas...pelo menos é a minha opinião! :) 

Vamos aos ingredientes:

2 latas de leite condensado
4 limões
Raspas da casca dos 4 limões (ralar a casca antes de usar o limão)
2 claras batidas em neve

Raspe as cascas dos limões. Reserve.
Extraia o suco dos limões e misture bem ao leite condensado. Você vai perceber que a mistura desses dois ingredientes resultam em um creme firme. Reserve.
Bata as claras  em neve e misture delicadamente ao creme anterior. Acrescente metade das raspas de limão. Despeje a mousse no refratário onde será servido. Decore com o restante das raspas de limão.
Pode ser servido em recipientes individuais. Fica um charme!
Leve à geladeira para gelar por pelo menos 1 hora. Sirva geladinho!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alfajores


Minha avó paterna é uruguaia e uma cozinheira de mão cheia! Muito da minha vontade de cozinhar veio da época que a via na cozinha preparando umas delícias para a família aos domingos.
Um certo dia, há mais ou menos 12 anos, me trouxe um recorte de jornal em espanhol com uma receita de alfajor. Ela fez a primeira vez e depois, eu repeti por várias vezes, tamanho foi o sucesso.
Como bons descendentes de uruguaios, todos nós gostamos muito de doce de leite. Pois bem, hoje lembrei dessa receita porque fiquei com vontade de comer doce de leite! E ccomo não gosto de comer puro, essa receita caiu como uma luva.
Acabei convidando algumas amigas para um chá da tarde e fiz um pão caseiro, cuja receita já se encontra nos arquivos deste blog desde 2010.
Vamos à receita?

4 colheres (sopa) de margarina
3/4 xícara de açúcar
1 gema
1 ovo inteiro
Casca ralada de meio limão
1 1/4 xícara de amido de milho (maizena)
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento químico em pó
3 colheres (sopa) de coco seco ralado
Doce de leite à gosto

Bater a margarina com o açúcar na batedeira até formar um creme esbranquiçado e homogêneo.
Acrescentar a gema, o ovo inteiro, as raspas de limão e bater mais um pouco. Com o auxílio de uma colher ou um fouet, misture ao creme formado, o amido, a farinha de trigo e o fermento. Mexa bem até formar uma massa no ponto de abrir com o rolo (a massa não deve ficar gruudando nas mãos). Se precisar de mais farinha, vá acrescentando aos poucos para chegar no ponto.
Abra a massa com o rolo numa superfície enfarinhada e, com um cortador redondo, corte vários pedaços e leve ao forno médio numa fôrma com papel manteiga ou sil pat (superfície de silicone). Não deixe dorar na parte superior das bolachinhas.
Recheie uma a uma com doce de leite, casando uma parte com a outra. Passe as laterais no coco ralado e sirva.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pão na Chapa


Vai chegando o final da tarde e a gente já começa a ter aquela fominha...não é diferente comigo.
Corri até a padaria para comprar uns pãezinhos e resolvi fazê-lo na chapa com manteiga. Eu, particularmente, sou louca por pão com manteiga, e, feito na chapa, me atrai ainda mais. Aquele cheirinho do pão somado ao cheirinho da manteiga derretida, é um crime! Mas eu resisti e comi um só, afinal de contas o verão está chegando e quanto menos calorias ingerir daqui para frente, melhor!

1 pão francês ( se for amanhecido é ainda melhor)
Manteiga à gosto

Vamos precisar de uma frigideira quente. Enquanto ela esquenta em fogo baixo, corte o pão ao meio (como na foto) e passe manteiga à gosto (eu costumo ser bem generosa na manteiga quando faço pão na chapa). Aumente o fogo para potência média. Coloque as duas partes com o miolo virado para a frigideira. Em seguida, utilize uma espátula para pessionar o pão contra a frigideira. Vire o pão quando já estiver douradinho e deixe dar uma douradinha da casca. Pronto! Coma tudinho, sem deixar nenhuma migalha no prato.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cuca de Banana


Lembro-me desse bolo na minha infância em Santa Catarina, das padarias, que tinham no mínimo 2 sabores de cuca em suas prateleiras.
Esse é um bolo feito com uma massa básica, tipo pão de ló, com uma farofa doce e alguma fruta. As variações mais comuns são: banana, maçã, goiabada e uva.
Senti saudades, e fiz a de banana hoje.

Farofa:

1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de margarina
1 conher (sopa) de canela em pó

Misturar tudo com as pontas dos dedos até a margarina ter incorporado aos secos e virado uma farofa.
Corte 3 bananas em pedaços pequenos. Reserve.

Massa:

4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite quente
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Na batedeira bata as gemas com 1 xícara de açúcar, até se formar um creme esbranquiçado. Acrescente o leite, e bata na velocidade baixa. Vá acrescentando aos pouco o açúcar restante e a farinha de trigo. Reserve. Bata as claras em neve. Misture tudo com o fermento delicadamente, manualmente.

Unte e enfarinhe uma forma média. Coloque metade da massa, da banana e da farofa. Cubra com o restante da massa, banana e farofa.

Leve ao forno médio pré-aquecido até quee doure na superfície.

Sirva ainda quente com uma bola de sorvete de creme.

Bom apetite!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Morango com Leite Condensado


Estava dirigindo tranquila quando de repente vejo uma kombi vendendo 4 caixas de morango a R$ 10,00. (lembro que há alguns anos trás eu comprava as mesmas 4 caixas por R$ 5,00, mas tudo bem, vamos esquecer dessa parte...). Parei na hora! Desci e escolhi as 4 mais bonitas e voei pra casa.
Cheguei "azul" de fome e preparei essa receita refrescante, nutritiva e saborosa.
Eu sei que todo mundo sabe fazer essa delícia - que serve como sobremesa, café da manhã, lanche da tarde, enfim, é uma coisa que pode ser comida a qualquer hora - mas eu preciso postar porque é uma das minhas receitas preferidas!
Pena que é uma fruta que só dá no inverno, porque eu gosto de morango preparado de qualquer forma!
E aproveitem, porque provavelmente teremos morangos bons até o final do mês. Depois, só em meados de maio do ano que vem, a preços absurdos!

Vamos, então, à nossa simples receita de hoje:

1 caixa de morangos lavado e sem cabinho
Leite condensado à gosto

Pique os morangos já lavados em pedaços não muito pequenos (mais ou menos em 4 partes). Coloque em uma taça. Acrescente o tanto que achar necessário de leite condensado, e coma com gosto!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Trufa Tradicional


Seja como sobremesa, lanchinho da tarde ou docinhos de festa, as trufas sempre são bem vindas!
Mesmo não sendo tão fã de chocolate, sou super fã de trufa, porque é cremosa e super versátil, pois podemos misturar quase qualquer ingrediente que ela fica ainda mais deliciosa!
No Brasil, temos a cultura de comer doces muito doces. Por isso, as nossas trufas são feitas geralmente de uma mistura igual de chocolate meio amargo e chocolate ao leite. Em outros países, geralmente é feita com chocolate meio amargo ou só o amargo mesmo.
Vou dar a receita da trufa básica, mas vocês podem usar a criatividade e usá-la de base para inventar outros sabores.

250g de chocolate ao leite
250g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro ou 1 caixinha de creme de leite

Derreta o chocolate. Misture bem com o creme de leite. Leve à geladeira por cerca de 6hs para endurecer. Retire da geladeira, faça bolinhas e passe no chocolate em pó.

As variações podem ser feitas misturando geléias ou frutas secas.
Também pode ser usada como um delicioso recheio para bolo (que deve ser usado antes de se levar à geladeira, para conseguir espalhar).

Para a trufa durar até 10 dias fora da geladeira, acrescentar 3 colheres (sopa) de conhaque.

Aprecie com moderação.