sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alfajores


Minha avó paterna é uruguaia e uma cozinheira de mão cheia! Muito da minha vontade de cozinhar veio da época que a via na cozinha preparando umas delícias para a família aos domingos.
Um certo dia, há mais ou menos 12 anos, me trouxe um recorte de jornal em espanhol com uma receita de alfajor. Ela fez a primeira vez e depois, eu repeti por várias vezes, tamanho foi o sucesso.
Como bons descendentes de uruguaios, todos nós gostamos muito de doce de leite. Pois bem, hoje lembrei dessa receita porque fiquei com vontade de comer doce de leite! E ccomo não gosto de comer puro, essa receita caiu como uma luva.
Acabei convidando algumas amigas para um chá da tarde e fiz um pão caseiro, cuja receita já se encontra nos arquivos deste blog desde 2010.
Vamos à receita?

4 colheres (sopa) de margarina
3/4 xícara de açúcar
1 gema
1 ovo inteiro
Casca ralada de meio limão
1 1/4 xícara de amido de milho (maizena)
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento químico em pó
3 colheres (sopa) de coco seco ralado
Doce de leite à gosto

Bater a margarina com o açúcar na batedeira até formar um creme esbranquiçado e homogêneo.
Acrescentar a gema, o ovo inteiro, as raspas de limão e bater mais um pouco. Com o auxílio de uma colher ou um fouet, misture ao creme formado, o amido, a farinha de trigo e o fermento. Mexa bem até formar uma massa no ponto de abrir com o rolo (a massa não deve ficar gruudando nas mãos). Se precisar de mais farinha, vá acrescentando aos poucos para chegar no ponto.
Abra a massa com o rolo numa superfície enfarinhada e, com um cortador redondo, corte vários pedaços e leve ao forno médio numa fôrma com papel manteiga ou sil pat (superfície de silicone). Não deixe dorar na parte superior das bolachinhas.
Recheie uma a uma com doce de leite, casando uma parte com a outra. Passe as laterais no coco ralado e sirva.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pão na Chapa


Vai chegando o final da tarde e a gente já começa a ter aquela fominha...não é diferente comigo.
Corri até a padaria para comprar uns pãezinhos e resolvi fazê-lo na chapa com manteiga. Eu, particularmente, sou louca por pão com manteiga, e, feito na chapa, me atrai ainda mais. Aquele cheirinho do pão somado ao cheirinho da manteiga derretida, é um crime! Mas eu resisti e comi um só, afinal de contas o verão está chegando e quanto menos calorias ingerir daqui para frente, melhor!

1 pão francês ( se for amanhecido é ainda melhor)
Manteiga à gosto

Vamos precisar de uma frigideira quente. Enquanto ela esquenta em fogo baixo, corte o pão ao meio (como na foto) e passe manteiga à gosto (eu costumo ser bem generosa na manteiga quando faço pão na chapa). Aumente o fogo para potência média. Coloque as duas partes com o miolo virado para a frigideira. Em seguida, utilize uma espátula para pessionar o pão contra a frigideira. Vire o pão quando já estiver douradinho e deixe dar uma douradinha da casca. Pronto! Coma tudinho, sem deixar nenhuma migalha no prato.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cuca de Banana


Lembro-me desse bolo na minha infância em Santa Catarina, das padarias, que tinham no mínimo 2 sabores de cuca em suas prateleiras.
Esse é um bolo feito com uma massa básica, tipo pão de ló, com uma farofa doce e alguma fruta. As variações mais comuns são: banana, maçã, goiabada e uva.
Senti saudades, e fiz a de banana hoje.

Farofa:

1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de margarina
1 conher (sopa) de canela em pó

Misturar tudo com as pontas dos dedos até a margarina ter incorporado aos secos e virado uma farofa.
Corte 3 bananas em pedaços pequenos. Reserve.

Massa:

4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite quente
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Na batedeira bata as gemas com 1 xícara de açúcar, até se formar um creme esbranquiçado. Acrescente o leite, e bata na velocidade baixa. Vá acrescentando aos pouco o açúcar restante e a farinha de trigo. Reserve. Bata as claras em neve. Misture tudo com o fermento delicadamente, manualmente.

Unte e enfarinhe uma forma média. Coloque metade da massa, da banana e da farofa. Cubra com o restante da massa, banana e farofa.

Leve ao forno médio pré-aquecido até quee doure na superfície.

Sirva ainda quente com uma bola de sorvete de creme.

Bom apetite!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Morango com Leite Condensado


Estava dirigindo tranquila quando de repente vejo uma kombi vendendo 4 caixas de morango a R$ 10,00. (lembro que há alguns anos trás eu comprava as mesmas 4 caixas por R$ 5,00, mas tudo bem, vamos esquecer dessa parte...). Parei na hora! Desci e escolhi as 4 mais bonitas e voei pra casa.
Cheguei "azul" de fome e preparei essa receita refrescante, nutritiva e saborosa.
Eu sei que todo mundo sabe fazer essa delícia - que serve como sobremesa, café da manhã, lanche da tarde, enfim, é uma coisa que pode ser comida a qualquer hora - mas eu preciso postar porque é uma das minhas receitas preferidas!
Pena que é uma fruta que só dá no inverno, porque eu gosto de morango preparado de qualquer forma!
E aproveitem, porque provavelmente teremos morangos bons até o final do mês. Depois, só em meados de maio do ano que vem, a preços absurdos!

Vamos, então, à nossa simples receita de hoje:

1 caixa de morangos lavado e sem cabinho
Leite condensado à gosto

Pique os morangos já lavados em pedaços não muito pequenos (mais ou menos em 4 partes). Coloque em uma taça. Acrescente o tanto que achar necessário de leite condensado, e coma com gosto!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Trufa Tradicional


Seja como sobremesa, lanchinho da tarde ou docinhos de festa, as trufas sempre são bem vindas!
Mesmo não sendo tão fã de chocolate, sou super fã de trufa, porque é cremosa e super versátil, pois podemos misturar quase qualquer ingrediente que ela fica ainda mais deliciosa!
No Brasil, temos a cultura de comer doces muito doces. Por isso, as nossas trufas são feitas geralmente de uma mistura igual de chocolate meio amargo e chocolate ao leite. Em outros países, geralmente é feita com chocolate meio amargo ou só o amargo mesmo.
Vou dar a receita da trufa básica, mas vocês podem usar a criatividade e usá-la de base para inventar outros sabores.

250g de chocolate ao leite
250g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro ou 1 caixinha de creme de leite

Derreta o chocolate. Misture bem com o creme de leite. Leve à geladeira por cerca de 6hs para endurecer. Retire da geladeira, faça bolinhas e passe no chocolate em pó.

As variações podem ser feitas misturando geléias ou frutas secas.
Também pode ser usada como um delicioso recheio para bolo (que deve ser usado antes de se levar à geladeira, para conseguir espalhar).

Para a trufa durar até 10 dias fora da geladeira, acrescentar 3 colheres (sopa) de conhaque.

Aprecie com moderação.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Arroz Doce Tropical


Nascida em julho, não posso negar que adoro as festas e as comidas desses meses frios. Parece até que o frio chega com cheirinho de milho verde cozido, pinhão, bolo de fubá, canjica, e claro, arroz doce!
Desde que me conheço por gente, minha mãe faz arroz doce quando os dias começam a ficar frios (meados de abril, início de maio).
Esse ano, eu inovei, e como moradora da casa deles, eu mesma estreiei a temporada de inverno com o arroz doce, mas dessa vez, uma receita com um toque cítrico. Ficou excelente!

1 xícara de arroz branco
1 litro e meio de leite semi desnatado
1/2 xícara de açúcar
1/2 lata de leite condensado
3 pedaços de canela em pau
Cravo (opcional)
Casca ralada de 1 limão


Em uma panela média, coloque o arroz a canela em pau e 1 litro de leite. Leve ao fogo alto até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e continue cozinhando, mexendo sempre até que os grãos estejam cozidos. Acrescente o restante do leite, o açúcar e o leite condensado. Continue cozinhando e mexendo por cerca de 15 minutos ou até perceber que o caldo já esta mais encorpado. Desligue o fogo e acrescente as raspas da casca do limão. Mexa bem e sirva quente com canela em pó.
Tem pessoas que preferem ele frio. O importante mesmo é se deliciar, seja com o arroz doce quente ou frio!

Bom apetite!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Torta de Escarola


Receita de família, essa é uma torta deliciosa e super fácil de fazer. Minha avó fazia para nós sempre, e acho que era uma forma fácil de nos fazer comer verduras! Espertinha ela...e dava super certo, sempre! Ela colocava essas bolinhas de massa em cima da torta (e a massa é uma delícia!) e dizia que para comer a bolinha que vinha no pedaço de torta, primeiro era preciso comer o pedaço inteiro.
Depois que ela se foi, minha mãe fez a torta algumas vezes para nós, e hoje, depois de ver lindos maços de escarola na feira, eu decidi comprar para fazer a torta. E aqui está!
A receita é:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1/4 de xícara de leite
1 colhere (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:

2 maços grandes de escarola
3 dentes de alho picado
2 colheres (sopa) de azeitonas picadas

2 ovos cozidos
Azeite à gosto
Sal à gosto

Comece fazendo o recheio lavando bem as folhas da escarola. Cozinhe-as em água com sal durante cerca de 15 minutos (as folhas devem ficar verde bem escuro e moles). Quando estiverem cozidas, escorra e deixe esfriar um pouco. Faça montinhos e esprema com força, tirando a água em excesso. Com uma faca, pique bem. Cozinhe os ovos deixando-os apenas 10 minutos após início da fervura.
Pique o alho e leve para refogar com a escarola. Acrescente as azeitonas. Pique os ovos e misture-os delicadamente à verdura.
Faça a massa misturando todos os ingredientes com as mãos. Vai ficar uma massa quebradiça, então, não se assuste, é assim mesmo. Pegue um montinho de massa com as mão junte bem a massa. Abra ela com as mãos já na forma com fundo removível. Forre toda a forma no fundo e dos lados. Acrescente o recheio. vá abrindo a massa numa superfície lisa do tamanho necessário para cobrir todo o recheio. Se precisar, dobre a receita da massa. Faça bolinhas da massa que sobrar e coloque em cima da torta. Pegue 1 gema para pincelar a superfície. Leve ao forno baixo até dourar.

Aprecie com moderação, porque a massa é bem oleosa, mas é deliciosa!