terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cuca de Banana


Lembro-me desse bolo na minha infância em Santa Catarina, das padarias, que tinham no mínimo 2 sabores de cuca em suas prateleiras.
Esse é um bolo feito com uma massa básica, tipo pão de ló, com uma farofa doce e alguma fruta. As variações mais comuns são: banana, maçã, goiabada e uva.
Senti saudades, e fiz a de banana hoje.

Farofa:

1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de margarina
1 conher (sopa) de canela em pó

Misturar tudo com as pontas dos dedos até a margarina ter incorporado aos secos e virado uma farofa.
Corte 3 bananas em pedaços pequenos. Reserve.

Massa:

4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite quente
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Na batedeira bata as gemas com 1 xícara de açúcar, até se formar um creme esbranquiçado. Acrescente o leite, e bata na velocidade baixa. Vá acrescentando aos pouco o açúcar restante e a farinha de trigo. Reserve. Bata as claras em neve. Misture tudo com o fermento delicadamente, manualmente.

Unte e enfarinhe uma forma média. Coloque metade da massa, da banana e da farofa. Cubra com o restante da massa, banana e farofa.

Leve ao forno médio pré-aquecido até quee doure na superfície.

Sirva ainda quente com uma bola de sorvete de creme.

Bom apetite!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Morango com Leite Condensado


Estava dirigindo tranquila quando de repente vejo uma kombi vendendo 4 caixas de morango a R$ 10,00. (lembro que há alguns anos trás eu comprava as mesmas 4 caixas por R$ 5,00, mas tudo bem, vamos esquecer dessa parte...). Parei na hora! Desci e escolhi as 4 mais bonitas e voei pra casa.
Cheguei "azul" de fome e preparei essa receita refrescante, nutritiva e saborosa.
Eu sei que todo mundo sabe fazer essa delícia - que serve como sobremesa, café da manhã, lanche da tarde, enfim, é uma coisa que pode ser comida a qualquer hora - mas eu preciso postar porque é uma das minhas receitas preferidas!
Pena que é uma fruta que só dá no inverno, porque eu gosto de morango preparado de qualquer forma!
E aproveitem, porque provavelmente teremos morangos bons até o final do mês. Depois, só em meados de maio do ano que vem, a preços absurdos!

Vamos, então, à nossa simples receita de hoje:

1 caixa de morangos lavado e sem cabinho
Leite condensado à gosto

Pique os morangos já lavados em pedaços não muito pequenos (mais ou menos em 4 partes). Coloque em uma taça. Acrescente o tanto que achar necessário de leite condensado, e coma com gosto!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Trufa Tradicional


Seja como sobremesa, lanchinho da tarde ou docinhos de festa, as trufas sempre são bem vindas!
Mesmo não sendo tão fã de chocolate, sou super fã de trufa, porque é cremosa e super versátil, pois podemos misturar quase qualquer ingrediente que ela fica ainda mais deliciosa!
No Brasil, temos a cultura de comer doces muito doces. Por isso, as nossas trufas são feitas geralmente de uma mistura igual de chocolate meio amargo e chocolate ao leite. Em outros países, geralmente é feita com chocolate meio amargo ou só o amargo mesmo.
Vou dar a receita da trufa básica, mas vocês podem usar a criatividade e usá-la de base para inventar outros sabores.

250g de chocolate ao leite
250g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro ou 1 caixinha de creme de leite

Derreta o chocolate. Misture bem com o creme de leite. Leve à geladeira por cerca de 6hs para endurecer. Retire da geladeira, faça bolinhas e passe no chocolate em pó.

As variações podem ser feitas misturando geléias ou frutas secas.
Também pode ser usada como um delicioso recheio para bolo (que deve ser usado antes de se levar à geladeira, para conseguir espalhar).

Para a trufa durar até 10 dias fora da geladeira, acrescentar 3 colheres (sopa) de conhaque.

Aprecie com moderação.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Arroz Doce Tropical


Nascida em julho, não posso negar que adoro as festas e as comidas desses meses frios. Parece até que o frio chega com cheirinho de milho verde cozido, pinhão, bolo de fubá, canjica, e claro, arroz doce!
Desde que me conheço por gente, minha mãe faz arroz doce quando os dias começam a ficar frios (meados de abril, início de maio).
Esse ano, eu inovei, e como moradora da casa deles, eu mesma estreiei a temporada de inverno com o arroz doce, mas dessa vez, uma receita com um toque cítrico. Ficou excelente!

1 xícara de arroz branco
1 litro e meio de leite semi desnatado
1/2 xícara de açúcar
1/2 lata de leite condensado
3 pedaços de canela em pau
Cravo (opcional)
Casca ralada de 1 limão


Em uma panela média, coloque o arroz a canela em pau e 1 litro de leite. Leve ao fogo alto até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e continue cozinhando, mexendo sempre até que os grãos estejam cozidos. Acrescente o restante do leite, o açúcar e o leite condensado. Continue cozinhando e mexendo por cerca de 15 minutos ou até perceber que o caldo já esta mais encorpado. Desligue o fogo e acrescente as raspas da casca do limão. Mexa bem e sirva quente com canela em pó.
Tem pessoas que preferem ele frio. O importante mesmo é se deliciar, seja com o arroz doce quente ou frio!

Bom apetite!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Torta de Escarola


Receita de família, essa é uma torta deliciosa e super fácil de fazer. Minha avó fazia para nós sempre, e acho que era uma forma fácil de nos fazer comer verduras! Espertinha ela...e dava super certo, sempre! Ela colocava essas bolinhas de massa em cima da torta (e a massa é uma delícia!) e dizia que para comer a bolinha que vinha no pedaço de torta, primeiro era preciso comer o pedaço inteiro.
Depois que ela se foi, minha mãe fez a torta algumas vezes para nós, e hoje, depois de ver lindos maços de escarola na feira, eu decidi comprar para fazer a torta. E aqui está!
A receita é:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1/4 de xícara de leite
1 colhere (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:

2 maços grandes de escarola
3 dentes de alho picado
2 colheres (sopa) de azeitonas picadas

2 ovos cozidos
Azeite à gosto
Sal à gosto

Comece fazendo o recheio lavando bem as folhas da escarola. Cozinhe-as em água com sal durante cerca de 15 minutos (as folhas devem ficar verde bem escuro e moles). Quando estiverem cozidas, escorra e deixe esfriar um pouco. Faça montinhos e esprema com força, tirando a água em excesso. Com uma faca, pique bem. Cozinhe os ovos deixando-os apenas 10 minutos após início da fervura.
Pique o alho e leve para refogar com a escarola. Acrescente as azeitonas. Pique os ovos e misture-os delicadamente à verdura.
Faça a massa misturando todos os ingredientes com as mãos. Vai ficar uma massa quebradiça, então, não se assuste, é assim mesmo. Pegue um montinho de massa com as mão junte bem a massa. Abra ela com as mãos já na forma com fundo removível. Forre toda a forma no fundo e dos lados. Acrescente o recheio. vá abrindo a massa numa superfície lisa do tamanho necessário para cobrir todo o recheio. Se precisar, dobre a receita da massa. Faça bolinhas da massa que sobrar e coloque em cima da torta. Pegue 1 gema para pincelar a superfície. Leve ao forno baixo até dourar.

Aprecie com moderação, porque a massa é bem oleosa, mas é deliciosa!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caldo Verde


Que tal terminar bem esse dia frio de outono? O Caldo Verde é uma excelente opção!
Esse caldo tem como base a batata, mas foi a couve manteiga quem lhe rendeu o nome que tem.
Proveniente do norte de Portugal, é, com toda certeza, o mais conhecido em Portugal, e, graças aos imigrantes portugueses, um dos mais apreciados aqui no Brasil!
Pode ser degustada como entrada de uma refeição ou até mesmo, para ceia.
Essa eu fiz para janta. Papis e mamis estavam super cansados e ficaram gratos por terem chegado em casa e ter uma sopa pronta!

Ingredientes:
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de bacon em cubinhos (opcional)
2 dentes de alho
1 linguiça calabresa
1kg de batatas
Azeite à gosto
2 L e meio de água
Sal à gosto
2-3 folhas de couve-manteiga fatiada bem fininha
4 colheres (sopa) de folhas e talos de salsinha picados grosseiramente

Preparo:
Descasque e corte as batatas em cubos. Cozinhe na panela de pressão com sal à gosto e 2 dedos de água. Deixe 3 minutos após pegar pressão e desligue.
Em uma panela grande acrescente o azeite, a calabresa cortada em cubinhos ou rodelas e o bacon. Assim que começar a sentir o cheiro de calabresa refogando, acrescente a cebola, o alho e mexa até que o alho comece a dourar. Reserve.
Abra a panela de pressão (na certeza de que já está sem pressão), acenda o fogo e acrescente, em média, 2 L de água. Acrescente metade da couve-manteiga fatiada e deixe cozinhar por uns 3 minutos nessa água com a batata. Desligue o fogo. Com um mixer, ainda na panela, faça um "pure" com a batata, a couve-manteiga e a salsinha, batendo bem. Leve ao fogo novamente. Enquanto ferve mais um pouco, acrescente a outra metade da couve ao refogado de calabresa e refogue por uns minutos até que fique um verde mais escuro. Acrescente esse refogado ao caldo de batata e couve-manteiga e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Acerte o sal se necessário. Se achar que está muito espessa, acrescente água aos poucos e deixe ferver.

Leve à mesa acompanhada de pão, torrada, croutons. E claro, não se esqueça de acrescentar um fio de azeite quando já estiver no prato (ou na tigela, como preferir)!

Bom apetite!

terça-feira, 1 de março de 2011

Mousse de Chocolate


Procurando a receita perfeita para a mousse de chocolate, acabei por inventar a minha própria ( como eu adoro fazer! rs).
Domingo chamei uns amigos cobaias para provarem a mousse. Demorei pra fazer por causa dos meus compromissos dominicais (ensaio do coral, nesse caso). Então, quando os convidados chegaram, eu ainda estava batendo a base da mousse. Resumindo, não deu tempo de gelar nem endurecer o suficiente por ter ficado apenas uma hora na geladeira. Mas provei hoje novamente, e simplesmente me apaixonei! Ficou realmente deciosa, leve, com aquele gosto de "quero mais", como toda boa sobremesa deve ter.
Então, aí vai a receitinha. Como as outras postadas anteriormente, muito fácil, prática e econômica!

3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 caixinha de creme de leite
250g de chocolate ao leite

Bata bem os ovos com o açúcar na batedeira por cerca de 10 minutos. Esse creme vai crescer e ficar bem fofo.
Enquanto bate, pique o chocolate e leve o creme de leite ao micro ondas por em média 1 minuto. Coloque o chocolate picado no creme de leite já morno e mexa. Se não derreter por completo, leve ao micro ondas por mais 30 segundos e mexa novamente. Quando estiver todo derretido, misture-o deicadamente ao creme de ovos. Leve para gelar durante 4 horas. Sirva gelado.