quinta-feira, 28 de abril de 2011

Torta de Escarola


Receita de família, essa é uma torta deliciosa e super fácil de fazer. Minha avó fazia para nós sempre, e acho que era uma forma fácil de nos fazer comer verduras! Espertinha ela...e dava super certo, sempre! Ela colocava essas bolinhas de massa em cima da torta (e a massa é uma delícia!) e dizia que para comer a bolinha que vinha no pedaço de torta, primeiro era preciso comer o pedaço inteiro.
Depois que ela se foi, minha mãe fez a torta algumas vezes para nós, e hoje, depois de ver lindos maços de escarola na feira, eu decidi comprar para fazer a torta. E aqui está!
A receita é:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1/4 de xícara de leite
1 colhere (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:

2 maços grandes de escarola
3 dentes de alho picado
2 colheres (sopa) de azeitonas picadas

2 ovos cozidos
Azeite à gosto
Sal à gosto

Comece fazendo o recheio lavando bem as folhas da escarola. Cozinhe-as em água com sal durante cerca de 15 minutos (as folhas devem ficar verde bem escuro e moles). Quando estiverem cozidas, escorra e deixe esfriar um pouco. Faça montinhos e esprema com força, tirando a água em excesso. Com uma faca, pique bem. Cozinhe os ovos deixando-os apenas 10 minutos após início da fervura.
Pique o alho e leve para refogar com a escarola. Acrescente as azeitonas. Pique os ovos e misture-os delicadamente à verdura.
Faça a massa misturando todos os ingredientes com as mãos. Vai ficar uma massa quebradiça, então, não se assuste, é assim mesmo. Pegue um montinho de massa com as mão junte bem a massa. Abra ela com as mãos já na forma com fundo removível. Forre toda a forma no fundo e dos lados. Acrescente o recheio. vá abrindo a massa numa superfície lisa do tamanho necessário para cobrir todo o recheio. Se precisar, dobre a receita da massa. Faça bolinhas da massa que sobrar e coloque em cima da torta. Pegue 1 gema para pincelar a superfície. Leve ao forno baixo até dourar.

Aprecie com moderação, porque a massa é bem oleosa, mas é deliciosa!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caldo Verde


Que tal terminar bem esse dia frio de outono? O Caldo Verde é uma excelente opção!
Esse caldo tem como base a batata, mas foi a couve manteiga quem lhe rendeu o nome que tem.
Proveniente do norte de Portugal, é, com toda certeza, o mais conhecido em Portugal, e, graças aos imigrantes portugueses, um dos mais apreciados aqui no Brasil!
Pode ser degustada como entrada de uma refeição ou até mesmo, para ceia.
Essa eu fiz para janta. Papis e mamis estavam super cansados e ficaram gratos por terem chegado em casa e ter uma sopa pronta!

Ingredientes:
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de bacon em cubinhos (opcional)
2 dentes de alho
1 linguiça calabresa
1kg de batatas
Azeite à gosto
2 L e meio de água
Sal à gosto
2-3 folhas de couve-manteiga fatiada bem fininha
4 colheres (sopa) de folhas e talos de salsinha picados grosseiramente

Preparo:
Descasque e corte as batatas em cubos. Cozinhe na panela de pressão com sal à gosto e 2 dedos de água. Deixe 3 minutos após pegar pressão e desligue.
Em uma panela grande acrescente o azeite, a calabresa cortada em cubinhos ou rodelas e o bacon. Assim que começar a sentir o cheiro de calabresa refogando, acrescente a cebola, o alho e mexa até que o alho comece a dourar. Reserve.
Abra a panela de pressão (na certeza de que já está sem pressão), acenda o fogo e acrescente, em média, 2 L de água. Acrescente metade da couve-manteiga fatiada e deixe cozinhar por uns 3 minutos nessa água com a batata. Desligue o fogo. Com um mixer, ainda na panela, faça um "pure" com a batata, a couve-manteiga e a salsinha, batendo bem. Leve ao fogo novamente. Enquanto ferve mais um pouco, acrescente a outra metade da couve ao refogado de calabresa e refogue por uns minutos até que fique um verde mais escuro. Acrescente esse refogado ao caldo de batata e couve-manteiga e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Acerte o sal se necessário. Se achar que está muito espessa, acrescente água aos poucos e deixe ferver.

Leve à mesa acompanhada de pão, torrada, croutons. E claro, não se esqueça de acrescentar um fio de azeite quando já estiver no prato (ou na tigela, como preferir)!

Bom apetite!

terça-feira, 1 de março de 2011

Mousse de Chocolate


Procurando a receita perfeita para a mousse de chocolate, acabei por inventar a minha própria ( como eu adoro fazer! rs).
Domingo chamei uns amigos cobaias para provarem a mousse. Demorei pra fazer por causa dos meus compromissos dominicais (ensaio do coral, nesse caso). Então, quando os convidados chegaram, eu ainda estava batendo a base da mousse. Resumindo, não deu tempo de gelar nem endurecer o suficiente por ter ficado apenas uma hora na geladeira. Mas provei hoje novamente, e simplesmente me apaixonei! Ficou realmente deciosa, leve, com aquele gosto de "quero mais", como toda boa sobremesa deve ter.
Então, aí vai a receitinha. Como as outras postadas anteriormente, muito fácil, prática e econômica!

3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 caixinha de creme de leite
250g de chocolate ao leite

Bata bem os ovos com o açúcar na batedeira por cerca de 10 minutos. Esse creme vai crescer e ficar bem fofo.
Enquanto bate, pique o chocolate e leve o creme de leite ao micro ondas por em média 1 minuto. Coloque o chocolate picado no creme de leite já morno e mexa. Se não derreter por completo, leve ao micro ondas por mais 30 segundos e mexa novamente. Quando estiver todo derretido, misture-o deicadamente ao creme de ovos. Leve para gelar durante 4 horas. Sirva gelado.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bombocado de Fubá


Receita facílima e deliciosa. Por isso, dispensa maiores comentários. Faça e confira!

2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de leite de coco
1 colher (sobremesa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
Coco ralado à gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em uma forma untada e leve ao forno em temperatura baixa por aproximadamente 1 hora.
O bolo fica com a parte de cima dourada, meio úmida (como um creme) e a parte de baixo uma camada fina de bolo mais seco.
Polvilhe o coco ralado por cima do bolo já pronto. Sirva já frio.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Focaccia

Focaccia de Alecrim

Como lembrança das aulas de culinária italiana na faculdade, me veio à mente essa antiga - porém não menos saborosa e interessante - receita.
Da Roma antiga diretamente para nossa mesa, a foccacia foi a principal atração dessa noite animada de domingo entre amigos e família.. Para quem não conhece, a focaccia é uma massa de pão aberta bem condimentada ou recheada. A tradicional é regada com azeite, alecrim e sal grosso. Mas, assim como as pizzas, ela aceita qualquer tipo de ingrediente como cobertura. Aqui em casa fizemos uma de mussarela, tomates picados com cebola e orégano e outra com atum ralado, mussarela, tomates picados, cebola e orégano, sempre regadas com uma boa dose de azeite de oliva. 
Use e abuse da sua imaginação e dos ingredientes que tiver a disposição em casa e crie novas coberturas para sua focaccia...certamente irá se surpreender com os sabores e elogios!
A massa é super simples e rápida de ser feita. Vale a pena conferir!

Focaccia de Presunto, Tomate e Ervas 

60g de fermento biológico
500 ml de água na temperatura ambiente
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) açúcar
1 ovo
1/2 xícara de azeite de oliva
900 g de farinha de trigo

Junte os ingredientes (exceto a farinha) em um recipiente grande. Misture. Acrescente a farinha aos poucos e já mexendo com uma colher. Quando já tiver colocado toda a farinha, sove a massa delicadamente e acrescente um pouco mais de farinha, caso a massa ainda esteja muito pegajosa. Deixe descansar por 15 minutos coberta com um pano limpo e seco. Divida a massa ao meio. Unte duas formas grandes com azeite e abra a massa com as mãos diretamente na forma. Deixe crescer por mais 10 minutos e, em seguida, faça leves marcas de furos com os dedos. Regue com azeite, e o recheio desejado. Leve para assar em forno aquecido a 180°C por, em média, 30 minutos ou até que a massa esteja dourando nas extremidades. 

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gelatina Colorida



Preparando a aula dessa semana para o berçário, fiquei imaginando alguma coisa saudável, refrescante, gostosa e atrativa para as crianças. Me vieram muitas idéias à mente, mas, pedi opinião para minha mãe, que muito conhece sobre crianças. Ela logo me deu a idéia de gelatina e depois incrementamos a idéia com potinhos de gelatina colorida. 
Econômica e de fácil preparo, essa sobremesa agrada de crianças a avós, por isso, é uma excelente opção para aqueles deliciosos almoços de família aos domingos!
E tem uma ótima notícia para as mulheres que gostam de se cuidar: a gelatina ajuda a combater a flacidez e é pouco calórica!

Vamos precisar de:

1 pacote de gelatina de cereja
1 pacote de gelatina de limão
1 pacote de gelatina de abacaxi
1 pacote de gelatina de uva
1 pacote de gelatina de tangerina

Dissolva o conteúdo de cada pacote separadamente em 200ml de água fervente. Adicione 200ml de água fria. Misture bem e coloque em um recipiente de base grande para que o líquido fique com, em média, 1 dedo de altura. Repita isso com cada sabor de gelatina.
Depois de esfriar, leve à geladeira. Quando estiver bem firme, corte em pequenos quadradinhos e misture todas as cores em um ou dois recipientes (depende do tamanho do recipiente).

Para o creme:

1 pacote de gelatina incolor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem. Bata no liquidificador o creme de leite, o leite condensado e a gelatina já dissolvida. 
Acrescente ao recipiente contendo os quadradinhos de gelatina e leve à geladeira. 
Está pronto após umas 3 horas.

Sirva gelado.

Pode ainda acrescentar maçã ralada, fica muito bom!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Trilogia de Verão

Com esse calor só consigo pensar em comer um tipo de refeição: refrescante! 
Então decidi postar hoje a minha trilogia preferida de bebidas geladas que valem por uma refeição: Milk Shake de Ovomaltine, Smoothie de Manga e Frapê de Coco.
Aproveite o verão e as delícias que combinam com ele! 





Milk Shake de Ovomaltine

100ml de leite
3 bolas de sorvete de creme
3 colheres (sopa) de Ovomaltine

Bata o leite e o sorvete por cerca de 1 minuto com a ajuda de um mix ou liquidificador. Em seguida, acrescente o ovomaltine e bata rapidamente, apenas para misturar. Coloque em um copo e polvilhe mais Ovomaltine por cima, se desejar.

Dica: Você pode decorar o copo com calda de chocolate daquelas compradas prontas para sorvete.





Smoothie de Manga

1 xícara de gelo
1 manga picada
1 xícara de iogurte natural
Açúcar ou adoçante à gosto

Bata no liquidificador os ingredientes na ordem em que se encontram até obter uma mistura homogênea.
Sirva em seguida.




Frapê de Coco

1 saquinho de polpa congelada de coco
3 colheres (sopa) de leite condensado
1 copo de leite (200ml)
3 cubos de gelo

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.