terça-feira, 1 de março de 2011

Mousse de Chocolate


Procurando a receita perfeita para a mousse de chocolate, acabei por inventar a minha própria ( como eu adoro fazer! rs).
Domingo chamei uns amigos cobaias para provarem a mousse. Demorei pra fazer por causa dos meus compromissos dominicais (ensaio do coral, nesse caso). Então, quando os convidados chegaram, eu ainda estava batendo a base da mousse. Resumindo, não deu tempo de gelar nem endurecer o suficiente por ter ficado apenas uma hora na geladeira. Mas provei hoje novamente, e simplesmente me apaixonei! Ficou realmente deciosa, leve, com aquele gosto de "quero mais", como toda boa sobremesa deve ter.
Então, aí vai a receitinha. Como as outras postadas anteriormente, muito fácil, prática e econômica!

3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 caixinha de creme de leite
250g de chocolate ao leite

Bata bem os ovos com o açúcar na batedeira por cerca de 10 minutos. Esse creme vai crescer e ficar bem fofo.
Enquanto bate, pique o chocolate e leve o creme de leite ao micro ondas por em média 1 minuto. Coloque o chocolate picado no creme de leite já morno e mexa. Se não derreter por completo, leve ao micro ondas por mais 30 segundos e mexa novamente. Quando estiver todo derretido, misture-o deicadamente ao creme de ovos. Leve para gelar durante 4 horas. Sirva gelado.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bombocado de Fubá


Receita facílima e deliciosa. Por isso, dispensa maiores comentários. Faça e confira!

2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de leite de coco
1 colher (sobremesa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
Coco ralado à gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em uma forma untada e leve ao forno em temperatura baixa por aproximadamente 1 hora.
O bolo fica com a parte de cima dourada, meio úmida (como um creme) e a parte de baixo uma camada fina de bolo mais seco.
Polvilhe o coco ralado por cima do bolo já pronto. Sirva já frio.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Focaccia

Focaccia de Alecrim

Como lembrança das aulas de culinária italiana na faculdade, me veio à mente essa antiga - porém não menos saborosa e interessante - receita.
Da Roma antiga diretamente para nossa mesa, a foccacia foi a principal atração dessa noite animada de domingo entre amigos e família.. Para quem não conhece, a focaccia é uma massa de pão aberta bem condimentada ou recheada. A tradicional é regada com azeite, alecrim e sal grosso. Mas, assim como as pizzas, ela aceita qualquer tipo de ingrediente como cobertura. Aqui em casa fizemos uma de mussarela, tomates picados com cebola e orégano e outra com atum ralado, mussarela, tomates picados, cebola e orégano, sempre regadas com uma boa dose de azeite de oliva. 
Use e abuse da sua imaginação e dos ingredientes que tiver a disposição em casa e crie novas coberturas para sua focaccia...certamente irá se surpreender com os sabores e elogios!
A massa é super simples e rápida de ser feita. Vale a pena conferir!

Focaccia de Presunto, Tomate e Ervas 

60g de fermento biológico
500 ml de água na temperatura ambiente
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) açúcar
1 ovo
1/2 xícara de azeite de oliva
900 g de farinha de trigo

Junte os ingredientes (exceto a farinha) em um recipiente grande. Misture. Acrescente a farinha aos poucos e já mexendo com uma colher. Quando já tiver colocado toda a farinha, sove a massa delicadamente e acrescente um pouco mais de farinha, caso a massa ainda esteja muito pegajosa. Deixe descansar por 15 minutos coberta com um pano limpo e seco. Divida a massa ao meio. Unte duas formas grandes com azeite e abra a massa com as mãos diretamente na forma. Deixe crescer por mais 10 minutos e, em seguida, faça leves marcas de furos com os dedos. Regue com azeite, e o recheio desejado. Leve para assar em forno aquecido a 180°C por, em média, 30 minutos ou até que a massa esteja dourando nas extremidades. 

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gelatina Colorida



Preparando a aula dessa semana para o berçário, fiquei imaginando alguma coisa saudável, refrescante, gostosa e atrativa para as crianças. Me vieram muitas idéias à mente, mas, pedi opinião para minha mãe, que muito conhece sobre crianças. Ela logo me deu a idéia de gelatina e depois incrementamos a idéia com potinhos de gelatina colorida. 
Econômica e de fácil preparo, essa sobremesa agrada de crianças a avós, por isso, é uma excelente opção para aqueles deliciosos almoços de família aos domingos!
E tem uma ótima notícia para as mulheres que gostam de se cuidar: a gelatina ajuda a combater a flacidez e é pouco calórica!

Vamos precisar de:

1 pacote de gelatina de cereja
1 pacote de gelatina de limão
1 pacote de gelatina de abacaxi
1 pacote de gelatina de uva
1 pacote de gelatina de tangerina

Dissolva o conteúdo de cada pacote separadamente em 200ml de água fervente. Adicione 200ml de água fria. Misture bem e coloque em um recipiente de base grande para que o líquido fique com, em média, 1 dedo de altura. Repita isso com cada sabor de gelatina.
Depois de esfriar, leve à geladeira. Quando estiver bem firme, corte em pequenos quadradinhos e misture todas as cores em um ou dois recipientes (depende do tamanho do recipiente).

Para o creme:

1 pacote de gelatina incolor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem. Bata no liquidificador o creme de leite, o leite condensado e a gelatina já dissolvida. 
Acrescente ao recipiente contendo os quadradinhos de gelatina e leve à geladeira. 
Está pronto após umas 3 horas.

Sirva gelado.

Pode ainda acrescentar maçã ralada, fica muito bom!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Trilogia de Verão

Com esse calor só consigo pensar em comer um tipo de refeição: refrescante! 
Então decidi postar hoje a minha trilogia preferida de bebidas geladas que valem por uma refeição: Milk Shake de Ovomaltine, Smoothie de Manga e Frapê de Coco.
Aproveite o verão e as delícias que combinam com ele! 





Milk Shake de Ovomaltine

100ml de leite
3 bolas de sorvete de creme
3 colheres (sopa) de Ovomaltine

Bata o leite e o sorvete por cerca de 1 minuto com a ajuda de um mix ou liquidificador. Em seguida, acrescente o ovomaltine e bata rapidamente, apenas para misturar. Coloque em um copo e polvilhe mais Ovomaltine por cima, se desejar.

Dica: Você pode decorar o copo com calda de chocolate daquelas compradas prontas para sorvete.





Smoothie de Manga

1 xícara de gelo
1 manga picada
1 xícara de iogurte natural
Açúcar ou adoçante à gosto

Bata no liquidificador os ingredientes na ordem em que se encontram até obter uma mistura homogênea.
Sirva em seguida.




Frapê de Coco

1 saquinho de polpa congelada de coco
3 colheres (sopa) de leite condensado
1 copo de leite (200ml)
3 cubos de gelo

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cocada de Corte


Fui para Vitória-ES no final do ano passado e fiquei hospedada na casa da Dona Glaudete, mãe de uma amiga.
Ela teve a felicidade de fazer uma deliciosa cocada e eu fiquei com a lembrança da cocada que minha mãe faz de vez em quando aqui em casa. A receita é bem simples, mas o resultado...hummmmmm...só provando para saber do que estou falando!
Comprei uma cocada dessas no farol outro dia, mas não chegou aos pés da cocada da Dona Glaudete ou dessa  que a minha mãe faz.
Ótima para o final de semana, quando a gente manda o regime passear e voltar só na segunda-feira.

1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida da lata de açúcar
1 pacote de coco seco ralado ou 1 coco fresco pequeno ralado
Manteiga para untar

Junte todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até desprender do fundo da panela.
Despeje em mármore untado e deixe esfriar bem. Depois, corte em quadradinhos.

Dica:
Para obter quadradinhos uniformes, nivele a cocada com o auxílio de um rolo de massa, quando despejar no mármore.

Rende 20 quadradinhos.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bolinho de Arroz


Não tem como falar de bolinho de arroz e não lembrar da infância. Pelo menos eu não consigo, ainda bem! A tão boa e inesquecível infância...
Já perceberam que nosso cérebro lembra mais das coisas que tinham aroma, sabores e sons? São os nossos sentidos nos remetendo ao passado. Por isso é melhor ter boas lembranças do passado...rs
No ano passado visitei a casa de um casal recém casado. Os meninos foram caminhar e nós ficamos preparando o almoço. Ela não sabia o que fazer com o pouco arroz que havia sobrado na última refeição que fizeram e, como não poderia ser diferente, a minha cabeça começou a pensar e a procurar nos arquivos alguma coisa rápida, prática e gostosa. Bolinho de arroz! Comecei a citar os ingredientes básicos que precisaria e cacei na geladeira coisinhas que poderiam compor o sabor, e em alguns minutos, a massa estava pronta. 
Os meninos chegaram famintos. Acham que sobrou bolinhos para o almoço? Quase nada! Mas o objetivo estava cumprido: tornar ingredientes comuns em algo delicioso ao paladar, que arrancasse muito hummmms dos comensais.
É difícil escrever uma receita, pois sempre faço "à olho". O importante é que fique uma massa mole, porém consistente, que dê para pegar com uma colher sem escorrer.
Vamos à receita.

1 xícara de arroz pronto (de preferência do dia anterior)
1/2 cenoura ralada
2 colheres de (sopa) de cebola picada
Salsinha picadinha à gosto
1 pacotinho de Sazon (qualquer um)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de vinagre
1 xícara de leite
1/2 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de (café) de sal
O quanto baste de óleo para fritar

Misture tudo. Se precisar de mais farinha, acrescente aos poucos para chegar no ponto citado anteriormente. Despeje a massa às colheradas no óleo já quente. Frite até que fiquem corados. Retire e coloque em um recipiente com papel toalha.

Obs.: Você pode estar achando estranho colocar vinagre na massa, mas ele ajuda a massa a não ficar encharcada de óleo. Se quiser, faça o teste fritando um bolinho antes de colocar o vinagre.