sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bombocado de Fubá


Receita facílima e deliciosa. Por isso, dispensa maiores comentários. Faça e confira!

2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de leite de coco
1 colher (sobremesa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
Coco ralado à gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em uma forma untada e leve ao forno em temperatura baixa por aproximadamente 1 hora.
O bolo fica com a parte de cima dourada, meio úmida (como um creme) e a parte de baixo uma camada fina de bolo mais seco.
Polvilhe o coco ralado por cima do bolo já pronto. Sirva já frio.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Focaccia

Focaccia de Alecrim

Como lembrança das aulas de culinária italiana na faculdade, me veio à mente essa antiga - porém não menos saborosa e interessante - receita.
Da Roma antiga diretamente para nossa mesa, a foccacia foi a principal atração dessa noite animada de domingo entre amigos e família.. Para quem não conhece, a focaccia é uma massa de pão aberta bem condimentada ou recheada. A tradicional é regada com azeite, alecrim e sal grosso. Mas, assim como as pizzas, ela aceita qualquer tipo de ingrediente como cobertura. Aqui em casa fizemos uma de mussarela, tomates picados com cebola e orégano e outra com atum ralado, mussarela, tomates picados, cebola e orégano, sempre regadas com uma boa dose de azeite de oliva. 
Use e abuse da sua imaginação e dos ingredientes que tiver a disposição em casa e crie novas coberturas para sua focaccia...certamente irá se surpreender com os sabores e elogios!
A massa é super simples e rápida de ser feita. Vale a pena conferir!

Focaccia de Presunto, Tomate e Ervas 

60g de fermento biológico
500 ml de água na temperatura ambiente
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) açúcar
1 ovo
1/2 xícara de azeite de oliva
900 g de farinha de trigo

Junte os ingredientes (exceto a farinha) em um recipiente grande. Misture. Acrescente a farinha aos poucos e já mexendo com uma colher. Quando já tiver colocado toda a farinha, sove a massa delicadamente e acrescente um pouco mais de farinha, caso a massa ainda esteja muito pegajosa. Deixe descansar por 15 minutos coberta com um pano limpo e seco. Divida a massa ao meio. Unte duas formas grandes com azeite e abra a massa com as mãos diretamente na forma. Deixe crescer por mais 10 minutos e, em seguida, faça leves marcas de furos com os dedos. Regue com azeite, e o recheio desejado. Leve para assar em forno aquecido a 180°C por, em média, 30 minutos ou até que a massa esteja dourando nas extremidades. 

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gelatina Colorida



Preparando a aula dessa semana para o berçário, fiquei imaginando alguma coisa saudável, refrescante, gostosa e atrativa para as crianças. Me vieram muitas idéias à mente, mas, pedi opinião para minha mãe, que muito conhece sobre crianças. Ela logo me deu a idéia de gelatina e depois incrementamos a idéia com potinhos de gelatina colorida. 
Econômica e de fácil preparo, essa sobremesa agrada de crianças a avós, por isso, é uma excelente opção para aqueles deliciosos almoços de família aos domingos!
E tem uma ótima notícia para as mulheres que gostam de se cuidar: a gelatina ajuda a combater a flacidez e é pouco calórica!

Vamos precisar de:

1 pacote de gelatina de cereja
1 pacote de gelatina de limão
1 pacote de gelatina de abacaxi
1 pacote de gelatina de uva
1 pacote de gelatina de tangerina

Dissolva o conteúdo de cada pacote separadamente em 200ml de água fervente. Adicione 200ml de água fria. Misture bem e coloque em um recipiente de base grande para que o líquido fique com, em média, 1 dedo de altura. Repita isso com cada sabor de gelatina.
Depois de esfriar, leve à geladeira. Quando estiver bem firme, corte em pequenos quadradinhos e misture todas as cores em um ou dois recipientes (depende do tamanho do recipiente).

Para o creme:

1 pacote de gelatina incolor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem. Bata no liquidificador o creme de leite, o leite condensado e a gelatina já dissolvida. 
Acrescente ao recipiente contendo os quadradinhos de gelatina e leve à geladeira. 
Está pronto após umas 3 horas.

Sirva gelado.

Pode ainda acrescentar maçã ralada, fica muito bom!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Trilogia de Verão

Com esse calor só consigo pensar em comer um tipo de refeição: refrescante! 
Então decidi postar hoje a minha trilogia preferida de bebidas geladas que valem por uma refeição: Milk Shake de Ovomaltine, Smoothie de Manga e Frapê de Coco.
Aproveite o verão e as delícias que combinam com ele! 





Milk Shake de Ovomaltine

100ml de leite
3 bolas de sorvete de creme
3 colheres (sopa) de Ovomaltine

Bata o leite e o sorvete por cerca de 1 minuto com a ajuda de um mix ou liquidificador. Em seguida, acrescente o ovomaltine e bata rapidamente, apenas para misturar. Coloque em um copo e polvilhe mais Ovomaltine por cima, se desejar.

Dica: Você pode decorar o copo com calda de chocolate daquelas compradas prontas para sorvete.





Smoothie de Manga

1 xícara de gelo
1 manga picada
1 xícara de iogurte natural
Açúcar ou adoçante à gosto

Bata no liquidificador os ingredientes na ordem em que se encontram até obter uma mistura homogênea.
Sirva em seguida.




Frapê de Coco

1 saquinho de polpa congelada de coco
3 colheres (sopa) de leite condensado
1 copo de leite (200ml)
3 cubos de gelo

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cocada de Corte


Fui para Vitória-ES no final do ano passado e fiquei hospedada na casa da Dona Glaudete, mãe de uma amiga.
Ela teve a felicidade de fazer uma deliciosa cocada e eu fiquei com a lembrança da cocada que minha mãe faz de vez em quando aqui em casa. A receita é bem simples, mas o resultado...hummmmmm...só provando para saber do que estou falando!
Comprei uma cocada dessas no farol outro dia, mas não chegou aos pés da cocada da Dona Glaudete ou dessa  que a minha mãe faz.
Ótima para o final de semana, quando a gente manda o regime passear e voltar só na segunda-feira.

1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida da lata de açúcar
1 pacote de coco seco ralado ou 1 coco fresco pequeno ralado
Manteiga para untar

Junte todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até desprender do fundo da panela.
Despeje em mármore untado e deixe esfriar bem. Depois, corte em quadradinhos.

Dica:
Para obter quadradinhos uniformes, nivele a cocada com o auxílio de um rolo de massa, quando despejar no mármore.

Rende 20 quadradinhos.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bolinho de Arroz


Não tem como falar de bolinho de arroz e não lembrar da infância. Pelo menos eu não consigo, ainda bem! A tão boa e inesquecível infância...
Já perceberam que nosso cérebro lembra mais das coisas que tinham aroma, sabores e sons? São os nossos sentidos nos remetendo ao passado. Por isso é melhor ter boas lembranças do passado...rs
No ano passado visitei a casa de um casal recém casado. Os meninos foram caminhar e nós ficamos preparando o almoço. Ela não sabia o que fazer com o pouco arroz que havia sobrado na última refeição que fizeram e, como não poderia ser diferente, a minha cabeça começou a pensar e a procurar nos arquivos alguma coisa rápida, prática e gostosa. Bolinho de arroz! Comecei a citar os ingredientes básicos que precisaria e cacei na geladeira coisinhas que poderiam compor o sabor, e em alguns minutos, a massa estava pronta. 
Os meninos chegaram famintos. Acham que sobrou bolinhos para o almoço? Quase nada! Mas o objetivo estava cumprido: tornar ingredientes comuns em algo delicioso ao paladar, que arrancasse muito hummmms dos comensais.
É difícil escrever uma receita, pois sempre faço "à olho". O importante é que fique uma massa mole, porém consistente, que dê para pegar com uma colher sem escorrer.
Vamos à receita.

1 xícara de arroz pronto (de preferência do dia anterior)
1/2 cenoura ralada
2 colheres de (sopa) de cebola picada
Salsinha picadinha à gosto
1 pacotinho de Sazon (qualquer um)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de vinagre
1 xícara de leite
1/2 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de (café) de sal
O quanto baste de óleo para fritar

Misture tudo. Se precisar de mais farinha, acrescente aos poucos para chegar no ponto citado anteriormente. Despeje a massa às colheradas no óleo já quente. Frite até que fiquem corados. Retire e coloque em um recipiente com papel toalha.

Obs.: Você pode estar achando estranho colocar vinagre na massa, mas ele ajuda a massa a não ficar encharcada de óleo. Se quiser, faça o teste fritando um bolinho antes de colocar o vinagre.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Risoto de Camarão

Lembro como se fosse hoje o dia que fiz o primeiro Risoto de Camarão em casa.
A Ju Godoy (amiga da faculdade) estava aqui em casa e decidimos fuçar na geladeira para aí decidir o que fazer. Para nossa grande surpresa, achamos camarões congelados no freezer. Pensamos juntas no Risoto. Naquela semana, por coincidência tínhamos estudado sobre Risotos dos mais variados sabores, no módulo de cozinha italiana. O original é feito com arroz arbóreo, que é um arroz especial para Risoto, porém, abrasileirando o prato, ou na falta dele, podemos utilizar o arroz branco. Só não recomendo o parboelizado, por que ele precisa ficar meio "papa" e o parboelizado nunca fica "papa".
Há algumas semanas, em uma viagem, fiquei sabendo que esse é o prato preferido de um amigo. Então, essa receita é para todos os gourmands, mas principalmente, para fazer ele passar vontade!
Preciso concordar que é uma excelente escolha de prato preferido.
É realmente uma delícia, sofisticado e super fácil de fazer. Foi minha janta de hoje!

Vamos precisar de:

1 xícara de arroz arbóreo (ou tipo agulhinha)
1 cebola picada
1 cubo de caldo de galinha
2 tomates picados ( sem pele)
500g de camarões pequenos limpos
1/2 talo de alho poró fatiado fino (parte branca)
Salsinha picada à gosto
Azeite à gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
50g de parmesão ralado (recomendo o Scala)

Comece com o arroz. Coloque 1/2 litro de água para ferver com o caldo de galinha. Doure 1/2 cebola picada e junte o arroz. Refogue. Vá juntando a água com o caldo de galinha aos poucos, sempre em fogo baixo. Não coloque mais sal, pois o caldo já tem sal.
Enquanto cozinha o arroz, prepare o refogado de camarão. Se o camarão estiver congelado, dê uma fervura de no máximo 3 minutos, ou até que tenha descongelado levemente. Quanto mais se cozinha o camarão, mas duro e borrachento ele fica.
Numa panela com fundo grande e rasa, coloque azeite e 1/2 cebola picada. Espere até que ela fique transparente. Misture o tomate, o alho poró, a salsinha, sal à gosto e refogue. Misture o camarão. Vai soltar um pouco de água, então deixe ferver até que a água evapore.
Durante esse processo, você já vai ter adicionado mais água ao arroz que está cozinhando. Observe que a extremidade de cada grão de arroz vai ficando mais transparente. O segredo é esse! Quando perceber que o grão todo está mais transparente, coloque um pouco mais de água e vá mexendo o arroz até que comece a "grudar" no fundo da panela. Prove o arroz para ver se está bom de sal (não se esqueça que ainda colocará manteiga e parmesão, e ambos são salgados). O arroz precisa estar úmido e bem "papa". Misture o refogado de camarão. Coloque imediatamente a manteiga e o parmesão. Mexa bem até que derretam, acrescente a cebolinha só na superfície e sirva em seguida.
O arroz deve ficar "al dente".


Obs: Essa receita, como todas as outras, são testadas e aprovadas por mim. Não passe vontade, teste e aprove você também!