sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bolo de Maçã e Canela

O aroma da maçã e canela juntas me lembram muito do inverno.
Esse bolo é tudo de bom, principalmente comendo quentinho com uma bola de sorvete como sobremesa, ou com um chá à tarde.
Super fácil de fazer, ótima pedida para o final de semana.

4 maçãs pequenas
4 ovos
3/4 de xicara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
Canela em pó à gosto

Descascar as maçãs. Bater as cascas com os ovos e o óleo no liquidificador. Reservar.
Corte as maçãs descascadas em cubinhos (sem a semente). Misture numa tigela as maçãs picadas, a farinha, o açúcar, o fermento e a canela em pó. Vai ficar uma mistura sólida. Junte à essa mistura o conteúdo do liquidificador. Misture bem, coloque em uma forma média untada e enfarinhada e leve ao forno em temperatura média por, em média, 40 minutos.
Assim que sair do forno peneire açúcar por cima.

Sirva e delicie-se.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bolo de Abacaxi Caramelado

Esse bolo não é dos mais bonitos, mas é, sem dúvida, um dos mais saborosos! Eu sou totalmente suspeita para falar sobre abacaxi, porque é uma das minhas frutas preferidas. A mistura de doce com frutas ácidas agrada sempre os paladares que não são assim tão fã de doce.
Vamos à receita?

4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite fervendo
1 colher (sopa) de fermento em pó

1 abacaxi
1 xícara de açúcar

Com o auxílio de uma batedeira, bata as gemas com metade do açúcar até que fique um creme esbranquiçado. Acrescente aos poucos o leite fervendo, a farinha de trigo, o restante do açúcar e tara até que se transforme em uma massa.
Bata as claras em neve. Misture a massa e o fermento às claras em neve e incorpore delicadamente. Reserve.
Caramelize uma forma média. Descasque o abacaxi e corte em rodelas de em média, 0,5 cm de espessura, retirando o miolo. Disponha as fatias na forma caramelizada, procurando colocar abacaxi em todas partes da forma.
Despeje a massa e leve ao forno médio por cerca de 50 minutos, ou até que, espetando um palito, o mesmo saia limpo.
Desenforme quando já estiver frio.


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Clássico Brigadeirão

Receita ótima para aqueles que querem se arriscar pela primeira vez na cozinha ou que não tem muita prática.
É uma excelente dica para a sobremesa do Dia dos Pais, primeiro, porque é fácil e rápida, segundo, porque não tem quem não goste, e terceiro, porque é super barata!

Siga as instruções à risca e vai receber só elogios.
Boa sorte!

Ingredientes

2 latas de leite condensado
1 medida (da lata de leite condensado) de leite
6 ovos
1 colher de margarina
6 colheres de chocolate em pó
1 pacote de chocolate granulado

Bater os ingredientes no liquidificador (exceto o chocolate granulado).
Untar uma forma com furo no meio com manteiga e polvilhar com açúcar.
Colocar uma forma maior com água direto na chapa do forno e assar em banho-maria por 30 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e polvilhe o chocolate granulado.

Pronto! É só se deliciar.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cheesecake de Morango




Morram de vontade!!! Essa realmente está entre as tops para o meu paladar.
Vamos aproveitar a grande oferta de morangos e abusar deles, porque vale muito a pena. Além de ser super nutritivo, combater doenças, e ser um excelente anti idade natural (tem poder antioxidante, ou seja, nos ajuda a ficar com aparência jovem por mais tempo), ele é delicioso e enche os olhos de qualquer pessoa. Esse vermelho vivo me encanta!
Quer fazer uma surpresa agradável? Pedir desculpas? Dar um presente? Ser bem falado? Surpreender? Conquistar? Então essa é a receita certa!
Acho que até hoje só conheci 2 pessoas que não gostavam de morango...e quando digo "gostavam" é isso mesmo, porque uma delas não resistiu e passou a gostar depois de algumas insistidas.

Essa é a receitinha:

Massa

200g de biscoito tipo "Maizena"
100g de margarina
raspas de casca de limão

Recheio

2 embalagens de cream cheese
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
raspas de casca de limão
1/2 xícara de creme de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho (tipo Maizena)

Cobertura

2 caixas de morango
2 xícaras de açúcar

Triture os biscoitos no liquidificador até virar uma farinha. Coloque em uma tigela e junte a margarina a temperatura ambiente, as raspas da casca de limão e misture até que desgrude das mãos (não se assuste se não ficar tudo juntinho como uma massa normal, ela realmente fica meio esfarelada, mas você vai perceber que ao pegar um montinho na mão e apertar, vai ficar tudo grudadinho). Forre com essa massa uma forma com aro removível de 20 cm de diâmetro, com em média 0,5 cm de espessura. Asse por 10 minutos em forno médio e reserve.

Bata os ingredientes do recheio no liquidificador. Espalhe sobre a massa reservada. Asse em forno baixo (150°C) por cerca de hora.

Lave bem os morangos e retire as folhas com uma faca. Pique os morangos em pedaços médios. Leve ao fogo numa panela com o açúcar. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue e deixe esfriar.

Desenforme e coloque a torta em um prato grande. Espalhe a cobertura e, se quiser, coloque alguns morangos in natura para enfeitar. Folhas de hortelã também dão um charme a mais na torta.

Opcão de cobertura:
Você pode também optar por uma cobertura de goiabada para virar uma cheesecake romeu e julieta.
É bem simples: Compre goiabada cremosa no supermercado e espalhe por cima da torta ou compre a goiabada, corte em cubinhos de derreta em uma panela com um pouco de água. Quando estiver totalmente derretida deixe esfriar e espalhe sobre a torta.

Desfrutem dessa maravilha!
Não deixem de comentar, hein...

Beijinhos



quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Presente Belga

Presentinho especial que ganhei hoje da Giseuda, amiga minha que é brasileira mas mora na Bélgica.
Ela veio de lá e está passando um tempo aqui com os 3 filhos que são uns fofos: Victor, Marcel e Ellen.
Os que ela me trouxe tem recheio de ganache. Uma caixa enorme...nem sei o que vai ser de mim depois dessa overdose de chocolate!
Fica a dica, então. Esses chocolates são muito tradicionais na Bélgica e fazem sucesso pelo mundo afora.
Aqui no Brasil tem 2 lojas: uma no Shopping Iguatemi (claro!) e outra na Alameda Lorena, 1898.

Obrigada pela grande gentileza de me trazer esse presente, querida!
Grande beijo.

Creme de Mandioquinha

Hoje a tarde senti uma vontade enorme de comer algumas frutas. Como já estava com o nariz gelado mesmo, passei no sacolão, onde sempre faço a maior festa.
Pensei no que fazer para comer à noite em casa...e esse frio pede o que? Sopa!! Pois então, vi umas mandioquinhas lindas e grandes e não tive dúvida: creme de mandioquinha!
Não deixem de fazer essa receita, é mamão com açúcar! Além disso fica uma delícia, a casa fica com um aroma delicioso da mandioquinha e você e sua família vão ficar quentinhos enquanto estiverem saboreando a receita.
Então, vamos parar de tanta conversa e mãos a obra!

1kg de mandioquinha
2 caldos de galinha ou carne
1 cebola média
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite
sal à gosto
salsinha picada à gosto

Descasque e corte as mandioquinhas em rodelas. Cozinhe-as em rodelas em água fervente com os cubinhos do caldo de sua escolha.
Após cozidas, retire-as delicadamente com uma escumadeira e coloque-as no liquidificador com 1 litro do líquido onde foram fervidas. Bata no liquidificador até formar um creme.
Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o creme do liquidificador. Deixe ferver uns 5 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Prove para o caso de precisar acertar o sal. Salpique a salsinha.
Sirva com torradas ou pão.

Bom apetite!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dica de Restaurante Chinês



Recebi um convite de um amigo para almoçar na Liberdade no final de semana. Falei pra ele que eu costumava comer em um restaurante chinês delicioso e ele me disse o mesmo. Então, ao chegarmos na Liberdade, ele começou a ir em direção ao restaurante. Ficamos descrevendo o lugar que eu sempre ia e ele descrevendo o lugar que ele estava me levando. Conclusão: ele me levou no restaurante que eu estava descrevendo e que eu adooooro!!!
O lugar é lindo, a comida é maravilhosa e o preço, melhor ainda! Vale a pena conferir.
Só não estranhe o cardápio que é escrito em chinês (mas tem legenda) e as garçonetes não falam muito bem o português, então precisa ter um pouquinho de calma para falar e entender o que elas dizem. Fora isso, é perfeito! E para sobremesa, servem melancia cortada em pedaços e o chá verde.
Vá em turmas de umas 10 pessoas que vale a pena. As mesas são grandes com o centro giratório, então cada 2 pessoas podem escolher um prato, todos os pratos ficam no centro giratório e todo mundo prova de tudo. É divertido e delicioso!
O couvert médio sai em torno de R$ 20,00.

Chi Fu
Praça Carlo Gomes, 168
Liberdade
São Paulo

Espero que provem e aprovem. Não deixem de comentar.


Beijos