segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Esfiha Fechada


Deu aquela vontade de comer esfiha em plena sexta-feira à noite. Pensei em correr até a padaria, mas lembrei que a esfiha de lá já foi melhor...a massa anda meio seca, lembrando até um biscoito. A esfiharia da qual eu sou fã, fica muito longe de casa e eu teria que gastar mais de duas horas de viagem de ida e volta, sem contar o trânsito infernal de SP. Resolvi então, fazer a minha própria esfiha e ver no que ia dar. Já tinha testado algumas vezes, mas o resultado não foi nota 10. Essa sim, com uma massa leve e um recheio bem temperado faz qualquer um comer pelo menos três.
É uma receita árabe com adaptações libanesas e brasileiras. E deu no que deu. até no dia seguinte, esquentando no forno ficaram deliciosas!
Em duas horas eu tinha cinquenta e seis esfihas quentinhas, gostosas, práticas e ainda fiz a terapia da semana - porque para mim, mexer com massa levedada é uma terapia incrível!

Chega de blá, blá, blá...mãos à massa!

Massa:

2 xícaras de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga
1/4 xícara (chá) de óleo
1 ovo
1 pacote de fermento biológico seco
1 pitada de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
1 quilo de farinha de trigo

Recheio:

600g de carne moída
2 cebolas médias picadas
2 limões 
Salsinha picada à gosto
Nós-moscada à gosto
Pimenta do reino à gosto
Sal à gosto
Azeite para refogar

Preparo da Massa:

Misture os ingredientes da massa (menos a farinha de trigo) em um recipiente e mexa com a mão. Em seguida, comece a acrescentar aos poucos a farinha de trigo. Vá mexendo e acrescentando a farinha até chegar ao ponto da massa estar lisa e desgrudando das mãos. Sove bem. Faça bolinhas de uns 3 cm de diâmetro (para uma esfiha de tamanho médio de 10 cm na sua maior extremidade).
Deixe crescer por cerca de 30 min em superfície enfarinhada.

Enquanto isso, prepare o recheio.

Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente a carne e a cebola e o sal. A carne não deve  ser muito frita, apenas até a carne ficar levemente marrom. Desligue o fogo. Acrescente os outros ingredientes, misture bem. Antes de rechear as esfihas é bom drenar a carne, assim teremos esfihas bem assadas por dentro e por fora.

Montagem:

Com o auxilio de um rolo de massa, abra as bolinhas uma a uma em forma de círculo. Coloque o recheio no meio e junte as pontas para formar um triângulo (eu coloquei 2 colheres de chá de recheio em cada círculo).
Asse em forno médio por cerca de 20 minutos, ou até que já estejam douradinhas.
Sirva quente. Eu gosto muito de acompanhar com limão, dá um toque especial de sabor!
Você pode usar outros ingredientes para recheio, como por exemplo, mussarela, frango desfiado, Catupiry, linguiça calabresa moída, escarola refogada, etc.

Bom apetite! 

segunda-feira, 5 de março de 2012

Os Perfeitos Cinnamon Rolls


Desde que eu conheci esse doce, me apaixonei. Isso porque eu adoro pão e adoro a mistura de açúcar e canela....quando junta tudo, então...ah! eu piro!
Testei meia dúzia de receitas e nunca tinha ficado perfeito, mas hoje, com a ajuda da minha irmã caçula, conseguimos chegar à receita perfeita! Estou tão feliz por isso, vocês não podem imaginar!!!
E é claro, vou compartilhar aqui para vocês que também gostam não precisem perder tempo, paciência e dinheiro procurando e testando a melhor receita :)

Massa:

2 xícaras de leite integral morno
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de açúcar
1 sachê de fermento biológico seco
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó
1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal

Recheio:

100g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar refinado
1 colher (sopa) de canela em pó

Cobertura:

1 embalagem de cream cheese (150g)
1/4 xícara de manteiga na temperatura ambiente
1 xícara de açúcar refinado
1 1/2 colher (sopa) de leite
1 colher (café) de essência de baunilha


Em uma tigela misture o leite morno, o óleo, o açúcar, o fermento biológico e a farinha de trigo (apenas 4 xícaras). Misturar bem e deixar descansar por 1 hora coberto com um pano.
Acrescente o fermento químico, o bicarbonato, o sal e o restante da  farinha de trigo (1/2 xícara). Mexa bem até ficar uma massa que não grude nas mãos, mas que esteja ainda úmida. Abra a massa com um rolo na espessura de, em média, 1/2cm em formato retangular.
Assim que aberta, espalhar a manteiga delicadamente sobre a massa (pode dar uma batida na manteiga antes de espalhar, para facilitar no processo). Acrescente a mistura de açúcares e canela à massa, espalhando por toda a superfície e apertando delicadamente com as mãos. Enrole a massa como rocambole. Corte em pedaços de 5cm.
Em uma forma forrada com papel manteiga, coloque cada pedaço imediatamente ao lado um do outro (encostados). Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos.
Asse em forno pré aquecido por, em média, 20 minutos, ou até que esteja ligeiramente dourado na superfície.

Prepare a cobertura misturando todos os ingredientes em uma tigela e batendo na batedeira por cerca de 3 minutos ou até que fique cremoso.
Acrescentar uma colher desse creme em cima de cada roll assim que sairem do forno.
Sirva sempre quente.

A massa pode ser guardada em geladeira ou até congelada, antes da segunda fermentação.

Enjoy!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Torta de Carne Moída


Domingo é dia de reunir a família, e fazer muita comida. Tanta comida que acaba sobrando para o dia seguinte.
Meus cunhados começaram com a mania de comer Rapi10 com carne moída e otras cositas mas.
Acabou que sobrou um monte de carne moída temperada e um monte das otras cositas. Para não jogar fora - que seria o maior desperdício - acabei tendo a brilhante idéia de fazer uma torta que eu comia muito quando era criança. Minha mãe sempre fazia aos sábados para levar para a praia, em Florianópolis. Boas lembranças daquela época...
E das lembranças, ainda posso ver as fotos, e o melhor, comer a mesma comida!
É mais uma daquelas receitas super fáceis e rápidas de se fazer e serve bem como uma refeição, acompanhado de uma saladinha e um suco bem geladinho.

Aí vai a receita:

Massa:

2 xicaras (chá) de farinha de trigo peneirada
3/4 xícara (chá) de óleo (eu coloquei metade de azeite e a outra metade de óleo)
3 colheres (sopa) de queijo ralado
1 xícara (chá) de leite
1 colher (café) de sal
2 ovos
Salsinha picada à gosto

Recheio:

200g de carne moída temperada à gosto (eu refoguei com azeite, cebola, sal. Depois misturei o pimentão picadinho, ervilha, cenoura ralada, azeitonas e tomate picadinho, tudo in natura).

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno em temperatura média.
Bata os ingredientes da massa no liquidificador, não esquecendo de iniciar com os líquidos.
Unte uma forma pequena com manteiga. Despeje metade da massa e espalhe-a pelo fundo da forma. Acrescente a carne moída e despeje a outra metade da massa. Com o auxílio de uma colher, espalhe a massa delicadamento por cima da carne moída, até tê-la coberto o máximo possível.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que a superfície esteja levemente dourada.

Obs: se desejar, pode usar qualquer outro recheio seco (frango desfiado, atum) para que a massa não fique encruada.

Bom apetite!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Lasanha de Berinjela e Abobrinha


Já fazia dias que eu estava com vontade de comer uma lasanha de berijela e resolvi fazer ontem para o jantar. Recolvi acrescentar abobrinha e ficou uma delícia! Pode ser acompanhado por arroz branco ou integral.
A receita serve 6 pessoas e é bem fácil, nutritiva e gostosa.

1 berinjela grande
1 abobrinha grande
1 cebola pequena
2 dentes de alho picados
2 latas de molho de tomate pronto (se preferir, pode fazer o molho)
300g de mussarela fatiada fina
200g de presunto magro cozido fatiado fino
Salsinha e cebolinha à gosto.
Azeite à gosto

Corte a berijela e a abobrinha em rodelas de, em média, 0,5cm. Reserve.
Em uma panela média, refogue a cebola no azeite. Acrescente o alho e refogue até ficarem douradinhos. Acrescente o molho e deixe abrir fervura. Abaixe o fogo. Leve as rodelas de berinjela para cozinhar no molho. Depois de uns 10 minutos, retire-as com um garfo ou escumadeira, deixando escoar o molho na própria panela. Reserve. Faça o mesmo procedimento com a abobrinhas. Reserve.
Hora de montar a lasanha!
Em um recipiente de vidro de tamanho médio (25cm x 15cm) e baixo (7cm), faça camadas na seguinte sequencia:
Berinjela, abobrinha, presunto, mussarela, molho (pouco porque elas já  tem bastante molho). Termine com a mussarela e  salsinha e cebolinha picados para decorar.
Deixe descansar por 1hora e depois, leve ao fogo médio por cerca de 30 minutos, ou até que o molho ferva e a mussarela derreta.

Sirva quente.

Bom apetite!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Salada de Frutas


Só de olhar um pote cheio de frutas picadas das mais variadas cores, já dá água na boca!
Somos muito sortudos de ter em nosso país uma variedade imensa de frutas com muito sabor. Sim, porque o sabor é de suma importância! Temos frutas de todas as qualidades, tamanhos, preços...enfim, a salada de frutas pode realmente ser uma excelente idéia quando se trata do dia-a-dia ou de uma festa de qualquer natureza. É sempre muito bem aceita!
Além de refrescante, a salada de frutas vai ajudar na digestão de toda a comida ingerida (e o seu excesso, que é normal nessa época do ano) e na hidratação, além das inúmeras vitaminas existentes em cada uma delas. Ou seja, é uma sobremesa completa, que só vem para trazer benefícios e muito, muito sabor e beleza.
Vou dar uma sugestão de frutas para se colocar na salada, porém, ela pode ser feita com as frutas de sua preferência. Gosto de utilizar as frutas da época, porque geralmente são as mais saborosas e frescas. 
Pode ser servida com com sorvete, leite condensado, granola, coberturas de sorvete, marshmallow, chantilly...enfim, é só usar a criatividade e abusar na hora de se servir.


Vamos aos ingredientes:

2 mangas
2 bananas
2 maçãs
1 caixinha de morangos
2 kiwis
1/2 abacaxi
1/3 mamão
1 cacho de uva sem caroço
Suco de 5 laranjas
Açúcar à gosto (geralmente eu não acrescento açúcar, gosto da salada ao natural)

Lavar todas as frutas e picar em pedaços pequenos e, de preferência, uniformes. Não misture com muita força para não esmagar as frutas.
Acrescentar o suco das laranjas e levar para a geladeira por pelo menos 2hs para gelar.
A salada de frutas deve ser preparada no dia que irá ser consumida para que as vitaminas ainda sejam preservadas e esteja fresca.

Bom apetite!

Mousse de Limão


Finalmente o mês de dezembro chegou trazendo o tão esperado calor que, inevitavelmente, nos faz lembrar das festas de final ano.
Por uma questão de costumes europeus, mesmo com o clima tropical e muito quente dessa época, ainda optamos por seguir as tradições e não deixamos faltar às nossas ceias muitas carnes gordas, frutas secas, panettones (com cada vez mais infinidades de sabores), sobremesas cheias de chocolate...enfim, tudo uma delícia, mas nada condizente com o nosso clima. 
Vou dar algumas sugestões, então, de sobremesas tropicais para as festas. Não menos saborosas e  desejadas que as tradicionais, elas fazem muito sucesso por serem refrescantes, leves e digestivas.
Hoje é a vez do Mousse de Limão. Os mousses são emulssões, ou seja, incorpora-se ar durante a preparação, resultando em sobremesas leves e muito apreciadas pela maioria das pessoas.
Super fácil de fazer, só vai demorar alguns minutos. Ninguém precisa ficar horas na cozinha para preparar coisas gostosas...pelo menos é a minha opinião! :) 

Vamos aos ingredientes:

2 latas de leite condensado
4 limões
Raspas da casca dos 4 limões (ralar a casca antes de usar o limão)
2 claras batidas em neve

Raspe as cascas dos limões. Reserve.
Extraia o suco dos limões e misture bem ao leite condensado. Você vai perceber que a mistura desses dois ingredientes resultam em um creme firme. Reserve.
Bata as claras  em neve e misture delicadamente ao creme anterior. Acrescente metade das raspas de limão. Despeje a mousse no refratário onde será servido. Decore com o restante das raspas de limão.
Pode ser servido em recipientes individuais. Fica um charme!
Leve à geladeira para gelar por pelo menos 1 hora. Sirva geladinho!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alfajores


Minha avó paterna é uruguaia e uma cozinheira de mão cheia! Muito da minha vontade de cozinhar veio da época que a via na cozinha preparando umas delícias para a família aos domingos.
Um certo dia, há mais ou menos 12 anos, me trouxe um recorte de jornal em espanhol com uma receita de alfajor. Ela fez a primeira vez e depois, eu repeti por várias vezes, tamanho foi o sucesso.
Como bons descendentes de uruguaios, todos nós gostamos muito de doce de leite. Pois bem, hoje lembrei dessa receita porque fiquei com vontade de comer doce de leite! E ccomo não gosto de comer puro, essa receita caiu como uma luva.
Acabei convidando algumas amigas para um chá da tarde e fiz um pão caseiro, cuja receita já se encontra nos arquivos deste blog desde 2010.
Vamos à receita?

4 colheres (sopa) de margarina
3/4 xícara de açúcar
1 gema
1 ovo inteiro
Casca ralada de meio limão
1 1/4 xícara de amido de milho (maizena)
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento químico em pó
3 colheres (sopa) de coco seco ralado
Doce de leite à gosto

Bater a margarina com o açúcar na batedeira até formar um creme esbranquiçado e homogêneo.
Acrescentar a gema, o ovo inteiro, as raspas de limão e bater mais um pouco. Com o auxílio de uma colher ou um fouet, misture ao creme formado, o amido, a farinha de trigo e o fermento. Mexa bem até formar uma massa no ponto de abrir com o rolo (a massa não deve ficar gruudando nas mãos). Se precisar de mais farinha, vá acrescentando aos poucos para chegar no ponto.
Abra a massa com o rolo numa superfície enfarinhada e, com um cortador redondo, corte vários pedaços e leve ao forno médio numa fôrma com papel manteiga ou sil pat (superfície de silicone). Não deixe dorar na parte superior das bolachinhas.
Recheie uma a uma com doce de leite, casando uma parte com a outra. Passe as laterais no coco ralado e sirva.