terça-feira, 9 de novembro de 2010

Batata ao Murro

Batata ao murro? É estranho, mas é isso mesmo que você está pensando! Você vai precisar dar um murro em cada batata. Não é ótimo para depois de um dia estressante de trabalho, ir para a cozinha e esmurrar batatas? Cozinhar é mesmo uma terapia, e essa receita em especial é perfeita para descontar a raiva! Mas não se esqueça de que cozinhar com amor é necessário para que o resultado final seja satisfatório.

Você vai precisar de:

Batatas pequenas com casca
Sal refinado
Sal grosso
Alecrim

Com um garfo, faça furos em toda a batata. Cozinhe-as (com a casca) na água com sal refinado. Não ponha muito sal porque iremos utilizar o sal grosso mais tarde.
Assim que estiverem cozidas (e você vai saber se estão espetando um garfo até o centro e percebendo que esta mole por dentro), retire-as da água e dê um "murrinho" em cada para que fiquem levemente achatadas. Passe sal grosso e salpique um pouco de alecrim em cima de cada uma delas. Leve ao forno alto, pré aquecido por 10 minutos. Retire do forno quando estiverem coradas.

Dica: Pode ser acompanhada com uma salada, e como proteína pode-se utilizar escalope de filet mignon, carne assada, bife grelhado de peito de frango ou qualquer outra carne de preferência.

Você pode servir apenas a batata como prato principal, e colocar à mesa para acompanhar os seguintes ingredientes em divididos em vários recipientes:

Bacon em cubinhos frito
Requeijão
Salame picado
Mussarela ralada
Azeitona picada
Parmesão ralado
Provolone ralado
Milho verde

Enfim, use a criatividade e surpreenda-se!

Nota:
A casca da batata é super nutritiva e vale a pena experimentar, principalmente nessa receita, por estar aromatizada pelo alecrim e crocante por ter ido ao forno.

Bom apetite!

Suco de Abacaxi com Água de Coco




Pense na seguinte situação: você acordou, tomou um delicioso banho, ficou cheiroso, pronto para um dia de trabalho. Colocou uma roupa leve, porque olhou pela janela por volta das 7hs da manhã e já via um lindo dia de sol. Pois bem, durante o trajeto até seu local de trabalho - independente do meio de transporte utilizado para chegar até lá - você sente que o dia vai ser quente, portanto, cansativo. Os homens, já dobram as mangas da camisa, as mulher por sua vez, começam a tirar o casaquinho leve que haviam colocado caso não esquentasse tanto, ou esfriasse. Ótimo, até aí, tudo tranqüilo. Chegando no local de trabalho, começam a surgir os problemas tradicionais, você começa a pensar muito dar aquela suadinha básica de nervoso, mas quando olha pela janela - vê aquele sol insuportavelmente quente e pensa: "o que vou almoçar?", porque a essas horas, seu estômago já começa a dar sinal de vida, mostrando que, por mais que o calor esteja quase que insuportável, será necessário alimentar-se. Imediatamente você pensa numa rica salada com uma carne grelhada, e sem dúvida, essa é a melhor opção para um dia como esse. A hora do almoço chega e é isso mesmo que você faz. Nota 10 pra você! Mas você volta do almoço mole de tanto calor que passou. Nessas horas, até o perfume usado pela manhã após o banho, já evaporou. Também pudera, calor de 39º frita até os neurônios, imagina se não vai fazer seu perfume - mesmo que seja francês - evaporar...
Chega no meio da tarde, e o almoço já foi digerido. O estômago começa a dar novos sinais de fome. E agora sim entra a grande dica do dia: suco de abacaxi com água de coco.
Suco delicioso, extremamente refrescante, diurético, com baixo teor calórico, e o melhor: sacia a fome por causa da fibra contida no abacaxi. Além de tudo ajuda no processo de emagrecimento, principalmente se não for utilizado açúcar. Você pode pedir esse suco em qualquer casa de sucos que eles fazem.
Aqueles 15 minutinhos de pausa à tarde vão parecer muito mais, pode ter certeza! Isso porque esse suco refresca e traz de volta o ânimo. Prove e comprove!

Se preferir fazer só quando chegar em casa, aí vai a receita:

5 rodelas de abacaxi (descascado e sem o miolo)
Água contida em 1 coco verde
Adoçante se achar necessário
Cubos de gelo

Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Tonkatsu - Bife à milanesa de lombo de porco


Tem alguém que não gosta de bife à milanesa? Se tem, eu não conheço. Na minha família, todos somos loucos pelo bife nessa versão especial! Principalmente os da minha avó paterna que é uruguaia que é uma cozinheira de mão cheia.
Pois bem, hoje, procurando inspiração, comecei a folhear minhas apostilas da faculdade, e, para minha agradável surpresa, na apostila de cozinha asiática reencontrei essa receita, que me surpreendeu na época, pelo sabor e leveza, mesmo sendo a carne de porco o principal ingrediente. É uma nova versão para o tradicional bife à milanesa de filet mignon. Não tem nenhum segredo, e é uma delícia!
O lombo é uma carne saborosa e, ao contrário do que muitos pensam, a carne porco (dependendo do corte) é uma carne muito saudável.
Pode ser acompanhada de uma salada de folhas verdes, cenoura e tomate e arroz.
Que tal inovar na sua cozinha? Hoje é o dia! Vamos lá?

1 lombo de porco fatiado em bifes (1,5cm de espessura)
Farinha de rosca panko
Farinha de trigo
1 ovo (batido com um garfo e uma pitada de sal)
Óleo para fritar
Sal à gosto
Pimenta branca moída à gosto

Peça ao açougueiro que fatie o lombo. Bata com o martelo de carne até que fique fininho e aumente de tamanho. tempere com sal e pimenta branca moída (pouca porque é bem forte).
Para empanar siga o seguinte método (um a um):

1- Passe na farinha de trigo
2- Passe no ovo batido
3- Passe na farinha de rosca

Feito isso, leve uma frigideira ao fogo com óleo suficiente para emergir o bife (como é bem fininho, não é necessário muito óleo). Deixe esquentar bem e frite os bifes até que fiquem coradinhos.
Sugestão: prove um enquanto estiver fritando os outros :)
Sirva-os ainda quentinhos. Pode usar molho shoyo ou limão espremido por cima dos bifes, fica uma delícia!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Panqueca Recheada

Essa é uma receita pra quem não quer sair da dieta mas está louco pra comer uma massa!
Comemos no domingo mas com recheio beeeem gordo. Vou passar a receita da versão light. Mas não vale comer mais que duas, senão a dieta vai parar sei lá onde...


Massa:
1 xícara e meia de água gelada
1 xícara de farinha de trigo
1 cubo de caldo de galinha
1 colher (sopa) de azeite

Bata os ingredientes no liquidificador e reserve. Frite-as numa frigideira com teflon, de preferência.

Recheio:

1 cebola picada
500g de ricota
1 maço de espinafre (já cozido e espremido para tirar bem a água)
noz moscada ralada à gosto
1 cenoura pequena ralada
azeite à gosto

Refogue o espinafre com o azeite e a cebola. Misture o refogado em outro recipiente com os outros ingredientes.
Faça as panquecas em frigideira com teflon, já quente.


Molho

1/2kg de tomates pelados e picados sem semente
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
azeite para refogar
sal à gosto

Lave os tomates e faça um "X" nas duas extremidades. Leve-os à água fervente por 1 minuto. Retire e despele os tomates. Retire as sementes e pique-os e em cubos pequenos. Refogue com os outros ingredientes e reserve.

Montagem

Faça as panquecas em frigideira com teflon, já quente.
Recheie as panquecas. Coloque-as em um recipiente que possa ir ao forno, uma ao lado da outra. Cubra com o molho. Polvilhe um pouco de queijo ralado e leve ao forno para aquecer.
Sirva e desfrute!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Super Pizza Pan

Para os amantes de pizza, uma nova opção de pan pizza! Bem semelhante a Pizza Hut, porém com muito mais opções de recheio. O restaurante é uma gracinha e o melhor: não tem fila!
Vale a pena conferir. Eles são uma franquia, por isso, pode encontrar em vários endereços.
Eu conheci a unidade de Moema que fica na Rua Inhambu, 1318.
Para ver os outros endereços acesse o site deles www.superpizzapan.com.br

Não deixem de conhecer!!!

sábado, 11 de setembro de 2010

Forneria San Paolo

O lugar é super charmoso, super bem frequentado e o mais importante: a comida é super gostosa!
O cardápio é muito bom, com opções de entradas, saladas, massas, carnes e o carro chefe da casa que são os paninis (sanduíche feito de massa de pizza, assados, ou no pão de miga e na ciabatta).
Provei o ravioli recheado de mussarela, molho de tomate concassé e manjericão e estava excelente!

Não deixem de visitar.

Rua Amauri, 319 - Jd. Paulistano
Domingo à Quarta: 11:30 às 02:00h
Quinta: 11:30 às 03:00h
Sexta e Sábado: 11:30 às 04:00h
www.restauranteforneria.com.br/san-paolo-forneria.php

Ensina-me a Viver

Hoje a dica é cultural. A peça é classificada como drama, mas de drama, sinceramente, não vi nada. É extremamente inteligente e divertida!
Glória Menezes é a protagonista e fez seu papel como ninguém poderia fazer, foi realmente fantástica!
É uma história de descobertas que nos ajudam a refletir que o amor ainda é o melhor remédio.

Mais detalhes, só assistindo.

Teatro Tuca
Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes
Sextas e Sábados às 19:30
Temporada até 26/09/2010
Valor do ingresso: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia (estudante)

Vale à pena!