segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Esfiha Fechada


Deu aquela vontade de comer esfiha em plena sexta-feira à noite. Pensei em correr até a padaria, mas lembrei que a esfiha de lá já foi melhor...a massa anda meio seca, lembrando até um biscoito. A esfiharia da qual eu sou fã, fica muito longe de casa e eu teria que gastar mais de duas horas de viagem de ida e volta, sem contar o trânsito infernal de SP. Resolvi então, fazer a minha própria esfiha e ver no que ia dar. Já tinha testado algumas vezes, mas o resultado não foi nota 10. Essa sim, com uma massa leve e um recheio bem temperado faz qualquer um comer pelo menos três.
É uma receita árabe com adaptações libanesas e brasileiras. E deu no que deu. até no dia seguinte, esquentando no forno ficaram deliciosas!
Em duas horas eu tinha cinquenta e seis esfihas quentinhas, gostosas, práticas e ainda fiz a terapia da semana - porque para mim, mexer com massa levedada é uma terapia incrível!

Chega de blá, blá, blá...mãos à massa!

Massa:

2 xícaras de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga
1/4 xícara (chá) de óleo
1 ovo
1 pacote de fermento biológico seco
1 pitada de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
1 quilo de farinha de trigo

Recheio:

600g de carne moída
2 cebolas médias picadas
2 limões 
Salsinha picada à gosto
Nós-moscada à gosto
Pimenta do reino à gosto
Sal à gosto
Azeite para refogar

Preparo da Massa:

Misture os ingredientes da massa (menos a farinha de trigo) em um recipiente e mexa com a mão. Em seguida, comece a acrescentar aos poucos a farinha de trigo. Vá mexendo e acrescentando a farinha até chegar ao ponto da massa estar lisa e desgrudando das mãos. Sove bem. Faça bolinhas de uns 3 cm de diâmetro (para uma esfiha de tamanho médio de 10 cm na sua maior extremidade).
Deixe crescer por cerca de 30 min em superfície enfarinhada.

Enquanto isso, prepare o recheio.

Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente a carne e a cebola e o sal. A carne não deve  ser muito frita, apenas até a carne ficar levemente marrom. Desligue o fogo. Acrescente os outros ingredientes, misture bem. Antes de rechear as esfihas é bom drenar a carne, assim teremos esfihas bem assadas por dentro e por fora.

Montagem:

Com o auxilio de um rolo de massa, abra as bolinhas uma a uma em forma de círculo. Coloque o recheio no meio e junte as pontas para formar um triângulo (eu coloquei 2 colheres de chá de recheio em cada círculo).
Asse em forno médio por cerca de 20 minutos, ou até que já estejam douradinhas.
Sirva quente. Eu gosto muito de acompanhar com limão, dá um toque especial de sabor!
Você pode usar outros ingredientes para recheio, como por exemplo, mussarela, frango desfiado, Catupiry, linguiça calabresa moída, escarola refogada, etc.

Bom apetite!